Topo

Bahia faz 1 a 0 no Náutico, volta a vencer após sete jogos e deixa a degola

Do UOL, em São Paulo

17/11/2013 21h21

O Bahia tinha na noite deste domingo, na Arena Pernambuco, uma chance de ouro para enfim acabar com o jejum de sete jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro e deixar a zona de rebaixamento. E o time tricolor soube aproveitá-la. Apesar das dificuldades, venceu o já rebaixado Náutico por 1 a 0 – com um gol de Fernandão já aos 36min da segunda etapa – e respirou na competição nacional.

O 14º gol do artilheiro Fernandão na Série A acabou também com o jejum de três partidas sem balançar as redes adversárias. O último gol tricolor havia sido marcado em outubro, no empate de 1 a 1 com o Atlético-PR, com Obina.

Com o resultado, o Bahia subiu para os 42 pontos, assumiu o 16º lugar e deixou o Coritiba na zona de rebaixamento. O Náutico, por sua vez, continua com 17 pontos e segue com a pior campanha da história dos pontos corridos – ao lado do América-RN, em 2007.

Em situação dramática no Brasileiro, o Bahia não conseguia esconder o nervosismo e a ansiedade após o apito inicial, mesmo tendo pela frente uma equipe que vinha de derrotas e já está rebaixada para a Série B. Desta forma, os passes errados prevaleciam do lado do time tricolor.

Sem criatividade, restou ao Bahia tentar assustar o Náutico em alguma bola parada. E foi assim que os comandados de Cristóvão Borges chegaram ao lance de mais perigo da etapa inicial disputada na Arena Pernambuco. Wallyson cobrou falta com força e carimbou a trave do gol de Ricardo Berna.

“Está muito truncado. A gente tem que criar a brecha para conseguir o gol. A gente tem que se impor dentro de casa”, disse Leandro Amaro. “Nossa equipe tem que mexer mais um pouco e chegar mais na frente. Fora isso, o time esta bem”, analisou Wallyson na saída para o intervalo.

Mas pouco mudou na segunda etapa. Mesmo precisando da vitória a todo custo, o Bahia continuava apático, praticamente sem criar chances claras de gol. Mas aos 36min, quando o empate parecia o resultado mais provável, Fernandão aproveitou cruzamento de Raul da esquerda, subiu mais que a defesa do Náutico e mandou de cabeça para as redes, garantindo a vitória tricolor.

NÁUTICO 0 X 1 BAHIA

Data:17/11/2013 (domingo)
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO) e Bruno Raphael Pires (GO)
Cartões amarelos: Leandro Amaro, Diego (NAU); Mádson, Rafael Miranda, Souza (BAH)
Gols: Fernandão, aos 36min do segundo tempo

NÁUTICO
Ricardo Berna; Leandro Amaro, William Alves e Diego (Derley); maranhão, Elicarlos, Gustavo Henrique, Tiago Real e Bruno Collaço; João Paulo (Saullo) e Rogério (Diego Morales)
Técnico: Marcelo Martelotte

BAHIA
Marcelo Lomba; Madson (William Barbio), Titi, Demerson e Raul; Hélder (Talisca), Rafael Miranda, Fahel e Marquinhos (Souza); Wallyson e Fernandão
Técnico:Cristóvão Borges