Topo

Longe do título, Cruzeiro pode ser fiel da balança em decisão do Brasileiro

Cruzeiro ainda pegará times que lutam contra o Z-4 e pela Libertadores, como o São Paulo - Pedro Vale/AGIF
Cruzeiro ainda pegará times que lutam contra o Z-4 e pela Libertadores, como o São Paulo Imagem: Pedro Vale/AGIF

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

08/11/2018 04h00

Mesmo garantido na próxima edição da Libertadores, o Cruzeiro já mostrou que não vai largar mão do Campeonato Brasileiro. A postura celeste desde que o time faturou o hexa da Copa do Brasil contrariou quem acreditava em férias antecipadas aos jogadores e pode atrapalhar os planos de outras equipes que ainda lutam por algo para salvar a temporada. Assim como ocorreu em 2017, a Raposa poderá virar o fiel da balança e ter interferência direta no destino dos seus adversários.

Faltando mais seis rodadas para o fim do Brasileirão, metade dos próximos adversários do Cruzeiro briga por uma vaga na Libertadores, seja via G-4 ou G-6. É o caso do Atlético-PR, hoje em nono lugar. Distante do líder, o São Paulo já prioriza defender sua quarta colocação, situação parecida com a do Flamengo, que vê no título uma realidade menos provável. A outra metade dos adversários ainda não se livrou totalmente da ameaça do rebaixamento. São as situações de Bahia, Corinthians e principalmente Vitória.

No ano passado, depois que venceu a Copa do Brasil, o Cruzeiro teve mais 13 rodadas pela frente e também não tirou o pé. O cenário era parecido: a briga pelo título já não era mais real, tampouco as chances de rebaixamento. No período em questão, a equipe venceu quatro partidas, empatou cinco e perdeu outras quatro até o final do torneio, atrapalhando os planos de alguns adversários.

Na ocasião, dois triunfos tiraram pontos preciosos do Atlético-PR e do Botafogo. Ambos brigaram por uma vaga na pré-Libertadores, mas nenhum deles conseguiu. No caso do time carioca, a vaga foi perdida contra o próprio Cruzeiro na última partida do ano. Na parte de baixo, a Raposa também arrancou pontos extremamente necessários para Vitória e Avaí. Os dois terminaram com a mesma pontuação na tabela, mas o critério de desempate definiu a permanência do time baiano e o rebaixamento do catarinense.

Na 31ª rodada, o Palmeiras também não conseguiu passar do Cruzeiro e perdeu uma chance de diminuir para três pontos a distância para o líder Corinthians, que caiu para a Ponte Preta. Mesmo jogando em casa, o alviverde sofreu para não sair derrotado e precisou de um gol de Borja aos 40 minutos para arrancar o empate por 2 a 2. Na rodada seguinte, os rivais paulistas se encontraram, o alvinegro levou a melhor e aumentou de vez sua vantagem na ponta da tabela.

Por outro lado, o Cruzeiro também pode ajudar algum clube dependendo da sua classificação final. Se ficar entre os seis primeiros da tabela, o time abrirá uma nova vaga para futebol brasileiro na Libertadores, já que sua participação no torneio está garantida. Se isso acontecer, a tendência é que os beneficiados sejam o Santos, o Atlético-PR ou até o rival Atlético-MG, que atualmente brigam pelo sexto lugar.

"Vejo isso como algo absolutamente natural. Não tem outro sentido, respeito o torcedor do Cruzeiro. Nós devemos isso ao torcedor. Não vejo nada de diferente do que tem que ser feito, não merecemos uma vírgula de elogio por isso. Alguém esperava outro tipo de comportamento que não fosse buscar a melhor colocação? E vai ser gostoso, porque depois podemos entregar uma vaga aí para alguém, já que podemos ganhar duas", brincou o técnico Mano Menezes.