Topo

Série B - 2019

Portuguesa perde do Vila Nova no Canindé e vê folga na liderança diminuir

Jogadores de Portuguesa e Vila Nova disputam lance durante partida pela Série B - Rubens Cavallari/Folhapress
Jogadores de Portuguesa e Vila Nova disputam lance durante partida pela Série B Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/08/2011 21h23

A noite desta terça-feira não foi da Portuguesa. A equipe rubro-verde bem que tentou, criou diversas chances de gol, mas foi ineficaz nas finalizações e no último passe e acabou sendo derrotada por 1 a 0 pelo Vila Nova, em pleno estádio do Canindé. O tropeço significou uma leve aproximação da vice-líder Ponte Preta, que empatou fora de casa diante do Boa e tirou um ponto de diferença para a Lusa.

A derrota, porém, não abalou os torcedores, que entoaram gritos de "Lusa" após o apito final. "A gente já comentava que jogar em casa tem sido complicado para gente, os times vêm para se defender, para empatar, ou perder de pouco, e hoje foi mais um dia em que a bola não quis entrar. Mas não vai ser essa derrota que vai tirar o nosso sonho ou mudar os nossos planos", analisou o goleiro Weverton.

O resultado deixa a Portuguesa com 36 pontos na tabela, contra 33 da Ponte Preta e 26 do Criciúma, que assumiu a quinta colocação da tabela e agora é o primeiro time fora do G-4. A derrota ainda quebra uma sequência de três vitórias consecutivas e sete jogos de invencibilidade da equipe de Jorginho no torneio.

O Vila Nova, por sua vez, volta a vencer depois de dois empates consecutivos, chega aos 23 pontos e se afasta um pouco da zona de rebaixamento, alcançando a 11ª colocação. A partida marcou a estreia do técnico Artur Neto, que assumiu o comando da equipe após Hélio dos Anjos entregar o cargo.

A pressão não foi tanta, mas a Portuguesa criou chances suficientes para abrir o placar a partir do apito inicial. O gol ficou próximo, mas a falta de pontaria e especialmente o erro no último passe impediram que as redes de Michel Alves fossem balançadas. O Vila Nova, por sua vez, se encontrou na partida na metade do primeiro tempo, e deixou o confronto bastante equilibrado.

"É caprichar mais no último passe e forçar um pouco na marcação que a gente vai achar o gol", disse Edno na saída para o intervalo. Mero engano. Em jogada muito bem trabalhada aos 10min da etapa final, foi o time goiano quem achou o caminho do gol. David fez o corta luz, correu para receber de Roni e finalizou de direita, da entrada da área; a bola ainda bateu na trave antes de entrar.

A Portuguesa sentiu o gol. Parou de trabalhar a bola com objetividade e passou a insistir na jogada aérea. Ciente da queda de produção da equipe, Jorginho promoveu as entradas de Ivo, Raí e Ronaldo. O time melhorou, começou a explorar muito bem as jogadas pelo lado esquerdo, mas os erros excessivos nos cruzamentos, assistências e finalizações voltaram a jogar contra a Portuguesa.

O goleiro Michel Alves passou a se destacar, salvou o Vila Nova em algumas oportunidades, e o time visitante passou a explorar muito bem as jogadas de contra-ataque. Em uma delas, o zagueiro Mateus segurou o atacante Wando, que ia em direção ao gol, e foi expulso de campo, já aos 43min da etapa final.