Topo

Inter cede à pressão interna e demite Fernandão após nova rusga com elenco

Ídolo foi demitido após novo atrito com os jogadores e comandou o Inter em 26 jogos - Edu Andrade/Agência Freelancer
Ídolo foi demitido após novo atrito com os jogadores e comandou o Inter em 26 jogos Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/11/2012 09h09

Fernandão não é mais técnico do Internacional. O ex-atacante foi demitido pelo clube gaúcho na manhã desta terça-feira, pouco antes da reapresentação vermelha. A decisão foi tomada pela cúpula após enorme pressão externa. A queda tem ligação direta com a discussão pública envolvendo o treinador e o zagueiro Bolívar, que se recusou a ficar no banco contra o Corinthians.

Além de revelar o pedido de Bolívar, Fernandão já havia entrado em rota de colisão com os atletas após o jogo com o Sport. Na oportunidade, o técnico novato citou uma 'zona de conforto' no vestiário e reclamou de atletas com mais experiência, os medalhões. As duas rusgas foram além do esperado e a diretoria resolveu mexer temendo insoburdinação maior.

A divulgação da saída de Fernandão foi atípica. Ao invés do site do clube confirmar, através de uma nota oficial, foi o assessor de imprensa do ex-jogador e agora técnico que informou. De acordo com o profissional, o comunicado foi um pedido de Fernandão.

Fernandão deixa o cargo de treinador do Inter após 121 dias. No período, dirigiu a equipe em 26 jogos com nove vitórias, oito empates e nove derrotas. Nas três rodadas mais recentes do Campeonato Brasileiro o time sequer fez um gol. Foi derrotado por Náutico, Ponte Preta e Corinthians. Ouvindo, inclusive, gritos de 'timinho' ao final do jogo com os paulistas no Beira-Rio.

Sem o ídolo na casamata, o Inter pode buscar Osmar Loss em seu chamado time B. O treinador é o mais cotado para dirigir a equipe na partida diante da Portuguesa e também no clássico Gre-Nal. Outra alternativa pode ser Clemer. Qualquer um deles teria o chamado 'mandato tampão' até a contratação de um técnico para 2013.