Topo

Atlético Nacional vence decisão por pênaltis e fica com 3º lugar do Mundial

Arroyo e Macnelly Torres dividem a bola em lance da decisão do 3º lugar do Mundial - Nogi Kazuhiro/AFP
Arroyo e Macnelly Torres dividem a bola em lance da decisão do 3º lugar do Mundial Imagem: Nogi Kazuhiro/AFP

Do UOL, em São Paulo

18/12/2016 07h05

O terceiro lugar do Mundial de Clubes acabou decidido nas penalidades. Depois de um empate por 2 a 2 no tempo normal, Atlético Nacional e América do México precisaram das cobranças de pênalti para definir o vencedor da partida disputada neste domingo, no estádio Internacional de Yokohama. E o time colombiano levou a melhor, convertendo quatro cobranças contra três dos mexicanos.

Com o terceiro lugar, o Atlético Nacional, que foi surpreendido pelo Kashima Antlers, do Japão, nas semifinais, garante uma premiação de 2,5 milhões de dólares.

Guerra abusa e perde chance de facilitar a partida

18.dez.2016 - Guerra, do Atlético Nacional, aparece entre dois jogadores do América do México, entre eles o brasileiro William (dir.), durante disputa do terceiro lugar do Mundial - Twitter oficial do Atlético Nacional - Twitter oficial do Atlético Nacional
Imagem: Twitter oficial do Atlético Nacional
Autor do segundo gol do Atlético Nacional, Guerra vinha sendo o principal destaque do time colombiano na partida. Poderia ter se consagrado como melhor da partida, mas abusou. Quando o jogo ainda estava 2 a 1, ele poderia ter marcado o terceiro, mas tentou uma ‘graça’ (chute no vácuo seguido de cavadinha) e acabou finalizando por cima do gol. Na sequência, o América do México empatou a partida, e ele foi substituído.

Pênalti? Segue o jogo...

A arbitragem ignorou um suposto pênalti a favor do América do México, pouco antes do segundo gol do Atlético Nacional. Os jogadores do time mexicano chegaram a pedir para o árbitro consultar o lance no vídeo, o que não aconteceu. Vale lembrar que, segundo a Fifa, o árbitro de vídeo pode intervir em apenas quatro situações, uma delas justamente para garantir que pênaltis incorretos sejam ou não assinalados. Leia mais

Agora, sim, pênalti. Mas por quê?         

Na etapa final, o árbitro assinou pênalti a favor do América do México, mas não deixou claro por qual motivo. Após cruzamento na área, Díaz deu um forte tranco em Samudio em disputa pelo alto, mas o lance continuou. Na sequência, Peralta teve o chute bloqueado por Henríquez, e só então o pênalti foi marcado. Inicialmente, o juiz deu amarelo para Henríquez, mas depois retirou o cartão do zagueiro e deu o amarelo para Díaz, talvez auxiliado pelo árbitro de vídeo.

Borja fechou a conta e garantiu 3º lugar

Jogadores do Atlético Nacional durante decisão por pênaltis do Mundial - Twitter oficial do Atlético Nacional - Twitter oficial do Atlético Nacional
Imagem: Twitter oficial do Atlético Nacional
Dentre os dez pênaltis batidos, três jogadores não converteram suas cobranças. Martínez e Samudio, pelo América do México, e Nieto, pelo Atlético Nacional. Mosquera, Bocanegra, Macnelly Torres e Borja, fechando a decisão, marcaram para o time colombiano, enquanto Quintero, Peralta e Arroyo fizeram os gols mexicanos.

Ano do América ainda não acabou

Se por um lado o jogo deste domingo foi o último do Atlético Nacional na temporada, o América do México ainda tem pela frente as finais da Liga Mexicana (Apertura), marcadas para os dias 22 e 25, contra o Tigres.

Despedidas?

Reinaldo Rueda, técnico do Atlético Nacional, durante decisão do 3º lugar do Mundial de clubes - Twitter oficial do Atlético Nacional - Twitter oficial do Atlético Nacional
Imagem: Twitter oficial do Atlético Nacional
O jogo deste domingo pode ter sido a despedida de alguns integrantes do elenco do Atlético Nacional, inclusive do técnico Reinaldo Rueda, que está na mira do Corinthians. Guerra interessa ao Palmeiras, enquanto Berrío pode ir para o Santos.