Topo

Renato perdoa vídeo polêmico, mas Marinho começa ano em "dívida" no Grêmio

Marinho protagonizou vídeo nas férias que tirou pontos na cotação interna do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Marinho protagonizou vídeo nas férias que tirou pontos na cotação interna do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/01/2019 04h00

Marinho recebeu o perdão público do Grêmio e de Renato Gaúcho pelo vídeo vazado onde se oferece ao Flamengo. Mas o ano do meia-atacante em Porto Alegre começa com uma dívida a ser paga em campo. O desempenho ruim e a atitude fazem o jogador levar uma espécie de gelo do clube, que espera reação e resposta positivas ainda no primeiro semestre.

Aos 28 anos, Marinho está no Grêmio desde junho do ano passado. Ele trocou o Changchun Yatai-CHI pelo clube gaúcho e assinou contrato o final de 2021.

Em dezembro, durante as férias, o meia-atacante protagonizou vídeo que viralizou na internet. Na gravação, Marinho se declara ao Flamengo. "Fala, rapaziada, tem que agitar para mim chegar (sic) lá. Pode ir lá no Grêmio me pedir emprestado que eu vou na hora, hein", disse o jogador após elogios de um amigo em cena à beira da piscina.

"Não tive oportunidade de falar com o Marinho ainda. Acredito que tenha se precipitado um pouco, mas ele é jogador do Grêmio e está tudo sob controle. Já pediu desculpas, está trabalhando. Se desculpou pelas declarações, está perdoado e bola para frente", disse Renato Gaúcho quando indagado sobre o caso.

De fato, Marinho se desculpou e segue em Porto Alegre. Só que nos primeiros treinos do ano, o jogador não aparece entre os titulares e sequer no time reserva. O atleta foi usado em uma terceira formação montada durante atividade em campo reduzido.

Internamente, o Grêmio entende que Marinho precisa de tempo para se encaixar no estilo de jogo do time de Renato. Antes do vídeo viralizar, ele era uma das apostas para despontar durante o Campeonato Gaúcho. A gravação tirou pontos na cotação.

Durante as últimas semanas, Ceará, Santos e Atlético-MG demonstraram interesse em Marinho. Nenhuma das conversas avançou e o jogador permaneceu em Porto Alegre.

Agora, o clube gaúcho entende que Marinho precisa mostrar que pode dar a volta por cima. Em 2018, ele participou de 16 partidas e marcou apenas um gol com a camisa do Grêmio.

A contratação de Walter Montoya, ex-Rosario Central e emprestado pelo Cruz Azul-MEX, aumenta a concorrência. O argentino disputa com Marinho e Alisson a vaga deixada por Ramiro, agora no Corinthians.