! Desfalcado, Corinthians obtém goleada de verdade - 01/11/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  01/11/2006 - 23h45
Desfalcado, Corinthians obtém goleada de verdade

Da Redação
Em São Paulo

Quando a fase era ruim, o técnico Emerson Leão chegou a dizer que uma vitória por 1 a 0 devia ser considerada goleada. Nesta quarta-feira, porém, o Corinthians conseguiu uma goleada de verdade. Com destaque para o atacante Wilson, que entrou no intervalo e foi o grande nome do jogo, o time alvinegro superou o Fortaleza por 4 a 0 em pleno estádio Castelão. Assim, ignorou os desfalques e conquistou seu placar mais elástico no Campeonato Brasileiro de 2006.

EQUIPE ATENDE LEÃO
FI/Arquivo
Nem a goleada por 4 a 0 sobre o Fortaleza mudou a incômoda situação do ataque do Corinthians no Campeonato Brasileiro. O time alvinegro é o segundo que menos marcou na competição nacional, com apenas 32 gols. Nesta quarta-feira, porém, houve um alento. Depois de cobranças do técnico Emerson Leão, a equipe paulista reagiu e mostrou mais eficiência do que nas rodadas anteriores.
LEIA MAIS
VEJA OS GOLS DA PARTIDA
Até esta quarta-feira, a maior vitória do Corinthians havia sido um 3 a 0 sobre o São Caetano, na segunda rodada da competição nacional. Com Emerson Leão no comando, o time paulista só havia triunfado uma vez com mais de um gol de vantagem (3 a 1 sobre o Vasco no dia 13 de setembro, em duelo válido pela Copa Sul-Americana).

"Quando o campeonato começa a chegar ao fim, ainda mais com entusiasmo, a equipe tende a se precipitar demais. Eu passei muita confiança para os atletas, mas pedi para eles não terem pressa. Conseguimos fazer uma boa apresentação e tivemos inteligência para conquistar a vitória", analisou Leão, que conseguiu sua terceira vitória consecutiva à frente do Corinthians.

O curioso é que a evolução ofensiva do Corinthians aconteceu em um jogo repleto de problemas (o treinador não pôde escalar Coelho, Edson, Eduardo, Paulo Almeida, Rosinei, Ramón e Amoroso). E graças a uma surpresa. Revelado pelo clube do Parque São Jorge, Wilson esteve emprestado ao Paulista até esta temporada e voltou à equipe alvinegra sem alarde. Nesta quarta, substituiu o apagado Rafael Moura e mudou a cara do ataque.

O ataque do Corinthians, que ainda é o segundo pior do Campeonato Brasileiro, chegou a 32 gols marcados graças à goleada sobre o Fortaleza. Com isso, a equipe do Parque São Jorge alcançou 41 pontos e manteve a 14ª colocação da competição nacional, oito pontos acima da zona de rebaixamento para a Série B.

Ameaça distante para o Corinthians, o rebaixamento é uma realidade para o Fortaleza. A derrota desta quarta manteve a equipe cearense com apenas 31 pontos ganhos, na 18ª (e antepenúltima) posição do Campeonato Brasileiro.

Além disso, os cearenses confirmaram o péssimo momento diante de sua torcida. O time tricolor não vence um jogo sequer como mandante desde o dia 20 de agosto, quando fez 4 a 1 sobre o Juventude. Desde então, angariou quatro derrotas e dois empates nos seis confrontos que teve em seus domínios.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Corinthians entrarão em campo no domingo. O time cearense receberá o Goiás às 16h, no estádio Castelão, em Fortaleza. Mais tarde, às 18h10, o Corinthians receberá o Santa Cruz no Pacaembu, em São Paulo.

O jogo
A extensa lista de desfalques levou o técnico Emerson Leão a improvisar para escalar o Corinthians nesta quarta-feira. O comandante optou pelo esquema 3-6-1, com Rafael Moura isolado na frente e o estreante Fagner, de apenas 17 anos, na lateral direita. "Testamos muitas alternativas nos treinamentos e eu optei pelas que eu achei melhores para a equipe. A idéia foi dar mais consistência ao meio-campo e mais criatividade", disse o treinador do time paulista.

RODADA EMBOLA BRIGA POR VAGA NA LIBERTADORES
Os resultados dos sete jogos que abriram a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, esquentaram de vez a disputa por uma vaga na Libertadores. A derrota do Vasco, por 6 x 4 para o Atlético-PR e as vitórias de Figueirense e Goiás, ambos como visitantes, sobre Grêmio e Palmeiras, por 2 x 1 e 3 x 1, respectivamente, embolaram a tabela.
LEIA MAIS
Em campo, porém, o Corinthians não justificou as palavras de Leão. Sem movimentação na intermediária, a equipe visitante passou a explorar lançamentos para o centroavante Rafael Moura, que não tinha recursos técnicos suficientes para superar os defensores do Fortaleza. Com isso, mesmo sem a mesma qualidade do time alvinegro, os donos da casa equilibraram o jogo na correria e na marcação.

A ausência de emoções no primeiro tempo só acabou aos 28min do primeiro tempo. César cobrou escanteio aberto da esquerda e Renato, de costas para o gol, usou o pé direito para chutar para trás. A bola entrou no canto esquerdo de Edson Bastos, que nada pôde fazer. "Foi um lance de muita felicidade dele, mas ele me segurou para conseguir chutar. O juiz estava de olho na bola e acabou deixando isso passar", criticou o volante Ramalho, do Fortaleza.

O gol mudou a postura do Fortaleza, que passou a agredir mais. Desorganizado, o time cearense ofereceu espaços para o Corinthians contra-golpear. E a equipe visitante só não aproveitou isso porque errou muitos passes no setor ofensivo (e continuou insistindo em lançamentos para o inoperante Rafael Moura).

O panorama do confronto só mudou no segundo tempo, quando os dois técnicos promoveram mudanças táticas. Roberval Davino tirou o lateral-esquerdo Bruno Barros e colocou o meia Mazinho Lima aberto pela esquerda, e Leão trocou Rafael Moura por Wilson. Com mais mobilidade que o titular, o camisa 34 aumentou o poder ofensivo do Corinthians e criou duas oportunidades para marcar (ambas de cabeça, aos 9min e aos 15min).

Se não teve sucesso em suas primeiras tentativas de conclusão, Wilson se mostrou um excelente assistente. Aos 17min, o atacante foi lançado por Fagner na direita, driblou Dezinho para trás e cruzou rasteiro. Roger dominou dentro da área e, a despeito de ser canhoto, usou o pé direito para colocar a bola no canto esquerdo baixo de Edson Bastos.

Dois minutos depois, Wilson criou mais um lance de gol. O camisa 34 recebeu na esquerda em um contra-ataque puxado por Roger e cruzou rasteiro para trás. Marcelo Mattos bateu de primeira e Edson Bastos conseguiu espalmar. No entanto, o lateral-esquerdo César aproveitou o rebote e concluiu para as redes para aumentar a vantagem alvinegra.

Depois das jogadas criadas para os companheiros concluírem, Wilson resolveu decidir. Aos 26min, o camisa 34 recebeu na esquerda, de frente para um zagueiro, driblou para o meio e chutou de fora da área. A bola entrou no canto direito baixo de Edson Bastos e definiu a vitória do Corinthians em Fortaleza.

FORTALEZA
Edson Bastos; Ivan, Emerson, Dezinho (André Cunha) e Bruno Barros (Mazinho Lima); Chicão, Ramalho, Jorge Mutt e Lúcio; Rinaldo (Carlinhos) e Finazzi
Técnico: Roberval Davino

CORINTHIANS
Marcelo; Marcus Vinícius, Marinho e Betão; Fagner, Marcelo Mattos, Magrão, Renato (William), Roger (Daniel) e César; Rafael Moura (Wilson)
Técnico: Emerson Leão

Local: estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa-RJ)
Auxiliares: Aristeu Leonardo Tavares e Hilton Moutinho Rodrigues (ambos Fifa-RJ)
Cartões amarelos: Rafael Moura (C), Bruno Barros (F), Marinho (C), Marcelo Mattos (C)
Cartão vermelho: Ramalho (F)
Gols: Renato, aos 28min do primeiro tempo; Roger, aos 17min; César, aos 19min; Wilson, aos 26min do segundo tempo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias