! Corinthians bate Atlético-PR de virada e chega à 5ª vitória seguida - 08/11/2006 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  08/11/2006 - 23h42
Corinthians bate Atlético-PR de virada e chega à 5ª vitória seguida

Da Redação
Em São Paulo

A boa fase do Corinthians superou o bom momento do Atlético-PR nesta quarta-feira, na Arena da Baixada. Mesmo com vários reservas em campo, o time paulista venceu os donos da casa por 2 a 1, de virada, chegou à quinta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro e entrou de vez na briga por uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. Já a equipe rubro-negra chegou ao segundo revés seguido e foi ultrapassado pelo rival alvinegro na tabela da competição.

VITÓRIAS DO CORINTHIANS
22/101 x 0 Cruzeiro
25/101 x 0Palmeiras
01/114 x 0Fortaleza
05/111 x 0 Santa Cruz
08/112 x 1 Atlético-PR
DataPlacarRival
TODOS JOGOS DO CORINTHIANS
Com gols de cabeça de Marcus Vinicius, no primeiro tempo, e Renato, no segundo, o Corinthians conseguiu chegar à vitória depois de levar um gol logo aos 6min de jogo (Cristian marcou para a equipe da casa), e alcançou os 47 pontos, deixando o Atlético-PR com 46. Agora, o time alvinegro fica a seis pontos da zona da Libertadores, faltando quatro rodada para o término do Campeonato Brasileiro.

"Não vamos falar de futuro, queremos apenas subir na tabela. Me lembro quando cheguei aqui, perguntavam se eu estava preparado para conquistar 47 pontos. E hoje chegamos a esses 47 pontos. Foi difícil, mas sei que será ainda mais complicado daqui para frente", disse o técnico Émerson Leão.

Até bem pouco tempo, as duas equipes lutavam contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Porém, ambos engataram seqüências de vitórias - o Corinthians já havia vencido quatro partidas seguidas e o Atlético-PR triunfou três vezes consecutivamente - e agora disputam uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem.

O triunfo ainda efetivou o Corinthians como o único time paulista a realmente incomodar o Atlético-PR atuando na Arena da Baixada. Agora, em sete jogos, são três vitórias, um empate e três derrotas, o que lhe dá um aproveitamento de pontos de 47,6%. O Santos é o time paulista que mais se aproxima desta marca, com um rendimento de 27,7%. Palmeiras (13,3%) e São Paulo (10%), aparecem na seqüência.

A vitória corintiana ainda interrompeu uma seqüência de seis jogos sem derrotas do Atlético-PR na Arena da Baixada, pelo Campeonato Brasileiro. Se for contar a Copa Sul-Americana (torneio em que o time rubro-negro está na semifinal), a invencibilidade chegou a nove jogos.

"Foi mérito do Corinthians, que voltou melhor no segundo tempo e equilibrou o jogo. A partida estava mais para o empate, mas eles fizeram o gol, depois houve a expulsão e mesmo assim fomos atrás do segundo gol. Mas o time foi afoito e não conseguimos empatar", analisou o técnico Vadão, que reclamou muito da arbitragem.

FUTEBOL DE FIM DE SEMANA
Classificado para as semifinais da Copa Sul-Americana, o Atlético-PR é o único time da Série A do Campeonato Brasileiro que continuará entrando em campo no meio de semana.

Como o torneio nacional está na reta final (faltam quatro rodadas para terminar), os jogos a partir de agora só serão realizados nos fins de semana. Nas duas últimas rodadas, os jogos estão marcados para as mesmas datas e os mesmos horários.

Desta forma, o Atlético-PR - que inicia a disputa da semifinal da Sul-Americana na próxima quarta-feira, contra o Pachuca-MEX, na Arena da Baixada - será a única equipe com jogos a cada três ou quatro dias em média.

Na Série B, que está a três rodadas do final, haverá jogos nesta sexta-feira, mas a partir daí todas as partidas também serão nos fins de semana.

Só na terceira divisão que algumas partidas continuarão sendo disputadas no meio de semana. A rodada final, inclusive, está marcada para uma quarta-feira.
Atlético-PR e Corinthians voltam a campo no próximo domingo, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto os paulistas vão a Florianópolis enfrentar o Figueirense, às 16h, os paranaenses recebem o Grêmio, na Arena da Baixada, às 18h10.

O jogo
Sem muitas pretensões no Campeonato Brasileiro, Atlético-PR e Corinthians prometiam um jogo aberto. E foi isso que aconteceu, pelo menos no início. Antes dos 15min já estava 1 a 1. O time da casa começou melhor e abriu o placar aos 6min, mas sofreu o empate aos 12min.

O gol do Atlético-PR saiu depois de algumas investidas da equipe de Curitiba. Cristian recebeu a bola no meio, carregou, tocou de lado, recebeu de volta e foi até a entrada da área. Com a zaga do Corinthians aberta, o meio-campista rubro-negro arriscou e acertou o canto direito de Marcelo para abrir o placar.

No entanto, o Corinthians acordou e, apesar de não ter criado nenhuma chance até então, chegou ao empate seis minutos depois. Marcos Vinícius aproveitou cruzamento de Rosinei, em cobrança de falta da direita, subiu mais que todo mundo e cabeceou no canto esquerdo de Cléber, que nada pode fazer para impedir o gol alvinegro.

Depois disso, porém, nenhuma das duas equipes criou grandes chances de gol, apesar de jogarem com muita velocidade. O Corinthians se retraiu e tentou jogar nos contra-ataques, não deixando espaços para o Atlético-PR. E a melhor chance foi da equipe paulista. Wilson arrancou da intermediária, driblou o goleiro Cléber e chutou para o gol. Mas o zagueiro Danilo apareceu bem para evitar o que seria a virada corintiana.

Na volta do intervalo, o Corinthians perdeu uma chance incrível logo aos 2min. Após cruzamento da direita, Marcus Vinícius tentou pegar de voleio e errou. A bola sobrou para Betão que, sozinho, chutou para fora, pelo lado esquerdo do gol de Cléber, para desespero de Émerson Leão no banco de reservas.

Mas apesar de o segundo tempo parecer que começaria como o primeiro, não foi isso o que aconteceu. As duas equipes brigaram muito no meio-campo, só que não conseguiram chegar ao gol adversário. E mais uma vez em um lance de bola parada, o Corinthians virou o placar. Renato aproveitou cobrança de falta da direita e cabeceou no canto direito de Cléber, aos 16min.

E com a desvantagem no placar, o Atlético-PR saiu mais para o jogo e começou a dar espaços ao Corinthians. Mas a melhor chance foi mesmo da equipe da casa. Marcos Aurélio recebeu na entrada da área, girou e chutou no ângulo esquerdo de Marcelo, que fez grande defesa.

A partir daí o jogo ficou nervoso e Michel foi expulso após confusão com o goleiro Marcelo. O lateral atleticano foi retirado da área por jogadores do Corinthians e acertou um soco em Marcus Vinicius. O árbitro, de costas, não viu. Mas avisado pelo auxiliar, mostrou o cartão vermelho para o camisa 6 do Atlético-PR.

Com um a menos, o Atlético-PR perdeu força e não conseguiu mais assustar. Quem teve chances de ampliar o marcador foi o Corinthians, mas o time paulista não aproveitou as oportunidades e ainda teve que se segurar nos minutos finais diante da pressão rubro-negra.

ATLÉTICO-PR
Cléber; Jancarlos (William), Danilo, João Leonardo e Michel; Erandir (Válber), Alan Bahia, Cristian e Ferreira; Denis Marques (Paulo Rink) e Marcos Aurélio
Técnico: Oswaldo Alvarez

CORINTHIANS
Marcelo; Marinho, Betão e Marcus Vinicius; Fagner, Paulo Almeida, Rafael Fefo, Renato (Rafael Moura) e César; Rosinei (Bruno Octavio) e Wilson
Técnico: Emerson Leão

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Luís Antonio Silva Santos (RJ)
Assistentes: Aristeu Leonardo Tavares e Hilton Moutinho Rodrigues (ambos Fifa-RJ)
Cartões amarelos: Rafael Fefo (C), Renato (C), Jancarlos (A), Paulo Almeida (C), João Leonardo (A), William (A) e Bruno Octavio (C).
Cartão vermelho: Michel (A)
Gols: Cristian, aos 6min, e Marcus Vinicius, aos 12min do primeiro tempo; Renato, aos 16min do segundo tempo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias