| 26/11/2006 - 18h02 De virada, Flu bate Santa Cruz e se salva do rebaixamento Da Redação No Rio de Janeiro Finalmente o torcedor do Fluminense poderá ter paz. Depois de muita agonia, o time está definitivamente livre da possibilidade de queda para a segunda divisão. Neste domingo, a equipe derrotou o Santa Cruz por 2 a 1, de virada, no Arruda e, graças à derrota da Ponte Preta, garantiu a permanência na Série A com uma rodada de antecedência.
 Fluminense, de Roger, vira sobre o Santa Cruz e escapa do rebaixamento à Série B |
"Meus parabéns a todo o grupo. Aos que estão aqui e aos que ficaram no Rio, aos que estão lesionados, à comissão técnica e ao departamento médico. Todos trabalharam para o Fluminense se livrar desta situação", comemorou o técnico Paulo César Gusmão, adotando depois um discuso mais comedido:
"Tira um peso, mas nada de comemoração. Temos que rever onde foram os erros, onde não houve planejamento. É muito ruim terminar o ano nessa situação. Dá um alivio, mas o que valoriza um profissional são as sua conquistas e nesse ano ficamos devendo".
O Fluminense ainda reservou muita emoção para sua torcida nesta rodada. Depois de perder muitas oportunidades, a equipe começou o jogo atrás do placar. Com a vitória do Goiás sobre a Ponte Preta, os torcedores viam o Flu perder grande oportunidade de fugir do rebaixamento, já que este resultado fazia o time precisar apenas do empate para conseguir sua meta.
Porém, com muita vontade dos jogadores e ousadia do técnico Paulo César Gusmão, a equipe partiu para cima e conseguiu a virada com gols de Cláudio Pitbull e André Moritz.
Agora, o Fluminense ocupa a 15ª colocação, passando o Palmeiras na tabela de classificação. Com 44 pontos, o time tricolor abre seis pontos de vantagem para a zona de rebaixamento.
O Santa Cruz, rebaixado há algumas rodadas, permanece na lanterna do Campeonato Brasileiro, posição em que terminará na competição. Com 28 pontos, o time pernambucano está sete pontos atrás do Fortaleza, penúltimo colocado.
Na última rodada, novamente todos os jogos deverão ser disputados ao mesmo tempo, no domingo, às 16h. O Fluminense recebe, no Maracanã, o Palmeiras. O Santa Cruz encara o Santos na Vila Belmiro.
O jogo Lutando contra o rebaixamento, o Fluminense tentou partir para cima desde o início do jogo e, logo aos 2min, criou uma boa chance após cruzamento de Arouca, que Evando cabeceou por cima.
Nos minutos seguintes, porém, o Santa Cruz teve mais posse de bola e chegou a levar perigo aos 14min, em cabeçada de Nenê que Ricardo Berna defendeu.
Em um jogo em que a vitória era fundamental, o Flu perdeu chances incríveis em dois lances seguidos. Primeiro, Evando rolou rasteiro para Tuta que, com o goleiro batido, chutou em cima de Sidrailson. Depois, foi a vez de Evando furar na pequena área.
Mesmo já rebaixado, o Santa Cruz chegou com perigo algumas vezes e obrigou Ricardo Berna a duas boas defesas em cobranças de falta. Se o goleiro dava confiança para a torcida carioca, o ataque levava os torcedores ao desespero. Aos 37min, Tuta recebeu lançamento na área, dominou e chutou por cima do gol, perdendo outra grande oportunidade.
O castigo pelas muitas chances desperdiçadas aconteceu no fim do primeiro tempo. Aos 44min, o Santa Cruz teve muita liberdade para trabalhar a bola e Nenê fez um golaço. Depois do cruzamento, o atacante matou no peito e acertou um belo voleio no canto direito de Ricardo Berna, abrindo o placar.
"Espero fazer mais e ajudar a equipe a sair vitoriosa. Vamos voltar com determinação para continuar bem no segundo tempo", afirmou Nenê no intervalo.
Enquanto o jogador do Santa Cruz comemorava o tento feito, Tuta, pelo lado do Flu, lamentava o gol perdido: "Acho que dominei bem. Fui tentar encobrir o goleiro e ela subiu muito. Foi infelicidade só. A gente precisa de um pouco mais de força e raça para virar no segundo tempo".
O Fluminense voltou para o segundo tempo sem conseguir exercer pressão. O time carioca apenas levou perigo em chutes de longe, mas também cedeu espaço para o adversário chegar ao ataque.
Buscando mais o jogo, o Flu conseguiu chegar ao gol de empate em falha do goleiro do Santa Cruz. Depois do cruzamento de Petkovic, Anderson saiu mal e deu um tapa na bola, que sobrou para Cláudio Pitbull bater de primeira para empatar a partida, aos 22min.
O Santa Cruz teve a chance de ficar na frente aos 26min, mas Ricardo Berna salvou o Flu depois de bela cabeçada de Nenê. Porém, foi o visitante que conseguiu a virada, aos 32min. Roger chegou na linha de fundo e tocou para trás. André Moritz dominou, bateu cruzado e a bola ainda tocou no goleiro antes de entrar.
Depois de sofrer a virada, o time pernambucano ainda tentou pressionar, mas o Fluminense gastou o tempo tocando a bola e garantiu a vitória. O Flu ainda perdeu ótima chance aos 47min. Tuta recebeu livre na área, mas bateu por cima do gol.
SANTA CRUZ Anderson; Osmar, Sidraílson, Hugo (Fabricio Ceará) e Reginaldo Araújo; Wilson Surubim, Bruno Lança, Junior Maranhão, Jorge Henrique; Mirandinha (Jairo) e Nenê Técnico: Fito Neves
FLUMINENSE Ricardo Berna, Gabriel Santos (Alex), Marcão e Thiago Silva; Rissutt, Romeu, Arouca, Petkovic (André Moritz) e Roger; Evando (Cláudio Pitbull) e Tuta Técnico: Paulo César Gusmão
Local: estádio do Arruda, em Recife(PE) Árbitro: Alicio Pena Junior (Fifa- MG) Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago e Alexandre Santos Conceição (ambos de MG) Cartões amarelos: Evando (F), Thiago Silva (F), Alex (F), Marcão (F), Wilson Surubim (S), Bruno Lança (S) Gols: Nenê, aos 44min do primeiro tempo; Cláudio Pitbull, aos 23min, André Moritz, aos 32min do segundo tempo
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |