Topo

MMA


José Aldo analisa as maiores lutas do UFC no ano e exalta Wand e Weidman

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

19/12/2013 11h33

O ano de 2013 foi de muito sangue, suor e porrada no ringue. O UFC teve uma temporada de grandes lutas, com algumas batalhas já colocadas entre as melhores da história, surpresas impensáveis e uma mistura de gerações se alternando no centro das atenções, de Chris Weidman a Wanderlei Silva.

O UOL Esporte selecionou cinco dos combates de maior destaque de 2013 e convidou o campeão dos penas José Aldo para tecer seus comentários sobre estas lutas, sendo que uma delas o próprio brasileiro foi o protagonista e vencedor.

O manauara destacou principalmente a volta do “velho Wand” contra Brian Stann, com um nocaute avassalador na edição do Ultimate realizada no Japão, em fevereiro, e falou do choque que foi ver Anderson Silva ser nocauteado pela primeira vez no Ultimate e perder o seu cinturão dos médios, em julho, no evento 162, sediado em Las Vegas.

Confira na playlist acima os melhores momentos destas lutas – que foram ordenadas por data, e não por importância - e abaixo a análise de Aldo e as imagens das disputas. E não se esqueça de ver as menções honrosas e deixar na caixa de comentários qual foi sua luta preferida. Confira:

José Aldo x Frankie Edgar
UFC 156, em Las Vegas, 02/02/2013

Aldo x Edgar, uma superluta. Campeão dos penas, o brasileiro sempre mostrou a intenção de subir aos leves. Enquanto isso não acontece, o ex-detentor do cinturão de cima, Frankie Edgar, desceu de peso diretamente na disputa de título. “Essa foi a luta em que eu tive a oportunidade de me firmar e mostrar que posso lutar contra atletas de outras categorias”, opinou José Aldo, ainda sonhando conquistar cinturões de divisões acima dos penas. “Frankie foi campeão dos leves por diversas vezes e sempre fez lutas duras. A luta foi incrível, mas eu soube colocar meu jogo em prática para garantir a vitória por pontos”. José Aldo ainda fez uma grande luta contra Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano, no UFC Rio 4 e nocauteou no quarto round, superando uma lesão no pé.

Wanderlei Silva x Brian Stann
UFC Japão, em Saitama, 03/03/2013

José Aldo, fã do bom e velho Wanderlei Silva, não precisa de muitas palavras para falar sobre o nocaute do brasileiro sobre o norte-americano Brian Stann. “O Wand de antigamente”. E, para muitos que acompanham o lutador desde seu tempo de domínio do Pride, isso é tudo o que importa. O combate foi típico de Wand: aberto, sem estratégia, só porrada. Uma bomba de direita no queixo do ex-militar definiu o triunfo no segundo round, para delírio dos japoneses e do próprio Wanderlei. Ano que vem promete para o curitibano: ele será técnico do TUF Brasil 3 ao lado de ninguém menos que o arquirrival falastrão Chael Sonnen.

Anderson Silva x Chris Weidman
UFC 162, em Las Vegas, 06/07/2013

Poucos brasileiros podiam imaginar que Anderson Silva perderia sua invencibilidade no UFC diante de Chris Weidman, um lutador jovem, pouco conhecido e com cara de bonzinho. Mas foi o que aconteceu. No segundo round da luta principal do UFC 162, o Spider brincou, brincou e foi pego. Uma esquerda no queixo e a lona. “Foi uma surpresa para todos”, admite Aldo, que é só elogios para o novo campeão. “Chris Weidman é um excelente atleta e soube surpreender o Anderson. Eu não acho que o Anderson tenha menosprezado o desafiante, ele apenas não conseguiu impor o seu jogo nessa luta”. A revanche está marcada para o próximo dia 28/12. Será que ela terá espaço nessa lista?

Jon Jones x Alexander Gustafsson
UFC 165, em Toronto, 21/09/2013

O cenário é um pouco parecido com o de Anderson x Weidman. O sueco Gustafsson chegou à disputa de título com alguns bons resultados, mas ainda sendo desconhecido do grande público. Na hora da ação, no entanto, fez valer sua altura e envergadura e o tempo fechou para Jones. “Jon Jones é um campeão incrível, mas com a envergadura parecida entre ele e o Gustafsson, a luta ficou muito dura”, afirma José Aldo, que dá uma boa sugestão: “Até hoje é muito difícil dizer quem ganhou. Vale uma revanche!”. O combate terminou com vitória por pontos de Jones, mantendo o cinturão dos meio-pesados com um 48-47, 48-47 e 49-46 nas papeletas.

Antonio Silva, o Pezão x Mark Hunt
UFC Austrália, em Brisbane, 07/12/2013

Originalmente um empate, o combate acabou manchado por um doping de Pezão anunciado nesta semana. Pezão e Hunt fizeram um duelo épico de cinco rounds, cheio de idas e vindas, que foi colocado como a melhor luta de pesos pesados da história pelo presidente Dana White. “A luta entre o Pezão e o Hunt foi uma das melhores lutas que o UFC já teve”, afirmou Aldo, antes de lamentar. “Mas é uma pena recebermos a notícia de que o Pezão foi pego no antidoping depois do combate”. No octógono de Brisbane, Pezão e Hunt se revezaram no domínio e até nas especialidades: o brasileiro foi bem em pé e viu o neozelandês tentar leva-lo para o chão. O sangrento combate acabou com 48-47 (Hunt), 47-47 e 47-47 nas papeletas, um empate.

Menções honrosas: relembre outros duelos que impressionaram em 2013 no UFC
- Antonio Silva, o Pezão nocauteia Alistair Overeem no UFC 156 (fevereiro)
- Dennis Bermudez venceu por pontos Matt Grice no UFC 157 (fevereiro)
- Mark Hunt nocauteia Stefan Struve no UFC Japão (março)
- Cat Zingano nocauteia Miesha Tate no TUF 17 Finale (abril)
- Travis Browne nocauteia Alistair Overeem no UFC: Shogun x Sonnen (agosto)
- Gilbert Melendez vence por pontos Diego Sanchez no UFC 166 (outubro)
- Georges St-Pierre vence por pontos Johny Hendricks no UFC 167 (novembro)