Topo

Federer atinge marca histórica e estreia com vitória no Aberto da Austrália

Do UOL, em São Paulo

14/01/2014 02h08

Número seis do mundo, Roger Federer não teve dificuldades em sua estreia no Aberto da Austrália, o 57º Grand Slam consecutivo de sua carreira. O primeiro jogo de 2014 teve pela frente James Duckworthon, tenista da casa, mas nem a pressão da torcida impediu uma vitória por 3 a 0, parciais de 6-4, 6-4 e 6-2.

Além da vitória, Roger Federer comemorou o feito de ser o tenista a disputar o maior números de Grand Slam consecutivos da história. O suíço estava empatado com Wayne Ferreria, da África do Sul. A última vez que o número seis do mundo ficou de fora dos quatro principais torneios do mundo foi em 2000.

Lembrando uma torcida de Copa Davis, os australianos aproveitavam as pausas entre os pontos para fazer festa na arquibancada e cantar para empurrar Duckworthon. No entanto, esse apoio não foi suficiente.

Enfrentando um forte calor, que chegou a marcar 43º C no começo do terceiro set, Roger Federer fez um jogo sem muito esforço apostando no erro do adversário. Tanto é que a vitória do primeiro set veio com 17 erros não forçados do rival.

O panorama da segunda parcial não foi muito diferente. Apesar de errar menos, o australiano pecou quando o jogo estava 3 a 3, e o suíço comemorou outro set.

O terceiro set começou um pouco diferente com Federer indo em busca do resultado logo no primeiro game quebrando o rival. Com a vantagem no placar, o suíço voltou a quebrar o saque de Duckworthon e fechou o duelo com 6-2.

Federer busca seu quinto título do Aberto da Austrália. Ele não levanta a taça do Grand Slam desde 2010. Em 2013, ele foi eliminado nas semifinais para Andy Murray.