Topo

Tomic desiste após sentir lesão, e Nadal avança em estreia na Austrália

Do UOL, em Sãio Paulo

14/01/2014 08h32

Após vencer o primeiro set por 6 a 4, Rafael Nadal foi surpreendido por uma desistência de Bernard Tomic na estreia dos tenistas no Aberto da Austrália, nesta terça-feira.

Jogando em casa, Tomic sentiu uma lesão na perna esquerda e decidiu abandonar a partida. Após algumas vaias, ele se voltou para a torcida e pediu desculpas: "Eu achei que eu realmente gastaria mais algumas horas na quadra machucando o meu corpo. Eu me sinto triste pelo público e por mim", disse após a partida.

O tenista australiano já sentia desconfortos desde o primeiro game da partida, quando interrompeu o jogo para ir ao vestiário tentar se recuperar. Na volta, ele continuou mancando muito, mas se esforçou para se manter na quadra e chegou a dar trabalho para Nadal.

No nono game, entretanto, ele acabou sendo quebrado e logo em seguida perdeu o set. Desanimado e machucado, Tomic decidiu que seria melhor não arriscar agravar a lesão e foi à rede para explicar para Nadal o que estava acontecendo. Os tenistas se cumprimentaram e o espanhol foi declarado o vencedor do encontro.

O jogo durou pouco mais de 39 minutos, e Nadal se classifica para a segunda fase sem se desgastar muito. O espanhol número 1 do mundo fez questão de elogiar a postura do adversário, que tentou jogar mesmo com dificuldades aparentes: "Deu para ver que ele sentiu uma lesão na perna desde o começo do jogo. Eu já estive nessa situação, sei como é", falou Nadal ao final do duelo.

Na próxima rodada, Nadal enfrenta o também australiano Thanasi Kokkinakis, que venceu o holandês Igor Sijsling por 3 sets a 1, nesta terça-feira.

FRANCÊS VENCE BATALHA CONTRA ALEMÃO DE 4H30

O francês Gilles Simon venceu o alemão Daniel Brands por 3 sets a 2, após mais de 4h30 de partida e com parciais de 6/7, 6/4, 3/6, 6/3 e 16/14.

 

Como no quinto set não existe tie-break, os jogadores permaneceram em quadra até que um deles chegasse a dois games de vantagem. E isso só aconteceu após 30 games e quase duas horas.

 

Para se ter uma ideia do equilíbrio da partida, foram disputados nada menos do que 461 pontos. Simon ganhou 230 deles, contra 231 do adversário.