Topo

Volta de veterano e croata com medo de morrer agitam rodada na Austrália

Do UOL, em São Paulo

15/01/2014 12h01

Mesmo com o calor voltando a incomodar os tenistas nesta quarta-feira, o principal destaque que marcou o terceiro dia do Aberto Austrália não tem nenhuma relação com o sol escaldante da cidade de Melbourne.

Na chave de duplas, um ídolo do tênis australiano voltou às quadras após 11 anos de aposentadoria. Aos 41 anos, Patrick Rafter jogou por 73 minutos ao lado do compatriota Lleyton Hewitt, mas eles acabaram sendo derrotados diante de uma torcida vibrante. Eles perderam para a dupla formada pelo sul-africano Raven Klaasen e pelo norte-americano Eric Butorac, por 2 sets a 0.

Rafter foi um grande jogador na década de 90, bicampeão do Aberto dos Estados Unidos, que se destacou pelo estilo de jogo do 'saque e voleio'. Nessa maneira de jogar, que já é muito pouco usada no tênis atual, o tenista é especialista nos fundamentos de saque e voleio (como diz o nome) e ele tenta subir à rede a todo momento para encurtar e matar os pontos com rapidez.

O ex-número 1 do mundo de 1999, entretanto, provou que ainda está com o preparo físico em dia e com os fundamentos do tênis apurados. Ele mostrou muita categoria em diversos lances, mas lamentou a falta de ritmo: "Saquei melhor do que imaginava, fui bem no voleio. Gostaria de ter devolvido [os saques] melhor, foi horrível. Em um momento cheguei a rir. Sabia que essa seria a pior parte do meu jogo. E foi", comentou Rafter ao fim do duelo, após ser ovacionado.

Só que o calor de 42ºC, como já era esperado, deixou alguns tenistas irritados. O croata Ivan Dodig foi quem mais esbravejou, já que acabou abandonando a partida contra Damir Dzumhur após se sentir mal, mesmo estando vencendo por 2 sets a 1. Ele explicou a decisão dizendo que "teve medo de morrer".

"Hoje, 30 minutos depois do jogo, eu não conseguia andar. Eu estava pensando que talvez eu pudesse morrer ali", disse. "Não é aceitável jogar nessas condições", criticou o Dodig.

CALOR DE 42ºC

Eu pensei que iria morrer aqui

Ivan Dodig, que reclamou do calor após abandonar a partida contra Damir Dzumhur

O outro destaque do dia, ao contrário do veterano Rafter, foi o jovem Jerzy Janowicz. O polonês não escondeu a sua empolgação após vencer o espanhol Pablo Andujar e acabou passando um pouco dos limites. Ele vibrou muito, cumprimentou o adversário, e em seguida rasgou a camiseta para dar de presente a uma torcedora.

Como se não bastasse, ele cumprimentou efusivamente, um a um, o grupo de torcedores poloneses presentes no local. Confira toda a vibração de Janowicz no vídeo abaixo.

DJOKOVIC E FERRER VENCEM COM DIREITO A PNEU

O sérvio Novak Djokovic não tomou conhecimento do seu adversário e venceu com tranquilidade na segunda rodada do Aberto da Austrália.

 

O número dois do ranking da ATP aplicou um pneu no argentino Leonardo Mayer e venceu por 3 sets a 0, parciais de 6-0, 6-4 e 6-4, nesta quarta-feira, e avançou para a terceira rodada.

 

Na próxima rodada, ele enfrenta o uzbeque Denis Istomin, que venceu o russo Tursonov nesta quarta-feira.

O espanhol David Ferrer também aplicou um pneu no seu rival, mas não sem antes sofrer um pouquinho.

 

O atual número três do mundo conquistou a vitória contra o francês Adrian Mannarino por 3 sets a 1, com parciais de 7-6, 5-7, 6-0 e 6-3.

 

Na terceira rodada, Ferrer medirá forças com o também francês Jeremy Chardy, que venceu o ucraniano Dolgopolov.

BRUNO SOARES VENCE DUELO DE BRASILEIROS NAS DUPLAS

Vice-campeões nos dois torneios que disputaram em 2014, a dupla formada pelo brasileiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya estreou com vitória no Aberto da Austrália.

 

Nesta quarta-feira, eles bateram o espanhol Feliciano Lopez e o brasileiro André Sá por 2 sets a 0, parciais de duplo 6-4.

SERENA PASSEIA, MAS DISSE QUE PERDEU O SONO DEVIDO AO CALOR

Serena Williams não teve a menor dificuldade para vencer a norte-americana Vesna Dolonc, nesta quarta-feira, e avançar para a terceira rodada do Aberto da Austrália.

 

Entretanto, após a partida, ela revelou que não teve uma noite de sono devido ao calor em Melbourne.

 

"Não parei de me levantar durante a noite, como se estivesse paranoica. Só queria me hidratar", disse.