Topo

Goleiro herói e fim de maldição; veja 6 fatos da 13ª rodada do Brasileirão

Vanderlei foi o destaque do Santos contra o Atlético-MG - André Yanckous/AGIF
Vanderlei foi o destaque do Santos contra o Atlético-MG Imagem: André Yanckous/AGIF

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/07/2017 04h00

A abertura da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro foi dominada pelos visitantes. Nos seis jogos, apenas um dos donos da casa teve capacidade de balançar as redes, mas nem isso adiantou. Se isso já não bastasse para tornar a noite da última quarta-feira (12) curiosa, outros seis fatos chamaram atenção nas partidas da competição nacional.

Confira 6 fatos da 13ª rodada do Brasileirão

GOLEIRO HERÓI

Daniel Guedes decidiu a vitória do Santos já nos acréscimos, mas o grande destaque da partida contra o Atlético-MG foi Vanderlei. Além de pegar um pênalti, o goleiro (mais uma vez) passou segurança para seus zagueiros, fez ótimas defesas e ainda pegou um pênalti, confirmando a boa fase que vive na equipe paulista. Se não bastasse isso, o camisa 1 ainda jogou a parte final do confronto no sacrifício, já que estava com muitas dores e Levir Culpi já havia feito as três alterações permitidas.

FIM DA "MALDIÇÃO DOS PÊNALTIS"

O gol de pênalti de Jadson que abriu o placar na vitória do Corinthians sobre o Palmeiras nesta quarta-feira (12), no Allianz Parque, quebrou uma impressionante sequência negativa para os batedores no Campeonato Brasileiro. Antes do camisa 10 alvinegro marcar, foram nada menos que sete cobranças consecutivas desperdiçadas.

ARTILHEIRO PARA OS DOIS LADOS

O zagueiro Kanu, do Vitória, definitivamente foi o personagem do jogo contra o Vasco no estádio Barradão, em Salvador (BA). Com um gol contra no primeiro tempo, um a favor na etapa final e um cartão amarelo por reclamação, o defensor foi decisivo, mas não evitou a derrota da sua equipe por 4 a 1.

APENAS TRÊS MINUTOS

Foi esse o tempo que Rafael Marques precisou em campo nesta quarta para marcar seu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro. Utilizado em oito ocasiões por Mano Menezes até aqui, o atacante ainda não havia balançado as redes com a camisa celeste. Mas, depois de tanta espera, conseguiu na partida contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Acionado do banco de reservas, o ex-palmeirense precisou de apenas três minutos e dois toques na bola para comemorar seu tento pela primeira vez.

GAROTOS "SALVAM" VASCO

Com três gols na goleada por 4 a 1 sobre o Vitória, os jovens revelados nas categorias de base do Vasco foram decisivos e pediram passagem ao técnico Milton Mendes nesta quarta. Thalles, 22 anos, Paulo Vitor, 18, e Guilherme Costa, 23, foram os autores dos tentos – o outro foi marcado contra pelo zagueiro rubro-negro Kanu.

JAIR DESENCANTA NO MARACANÃ

Jair Ventura finalmente desencantou no Maracanã. Nesta quarta, no clássico diante do Fluminense, o treinador do Botafogo conseguiu sua primeira vitória como técnico no templo sagrado do futebol brasileiro. "Um dia especial para mim, para a minha carreira. Hoje consegui minha primeira vitória como treinador no Maracanã. É gostoso, né? Pareço um menino quando ganha um presente novo. Fico feliz de realizar um sonho", comemorou em entrevista coletiva.