Topo

Muricy reprova plano do Barça de fortalecer Neymar: 'vão tirar a velocidade dele'

Muricy ressalta histórico sem lesões de Neymar e se preocupa com engorda - EFE/KIMIMASA MAYAMA
Muricy ressalta histórico sem lesões de Neymar e se preocupa com engorda Imagem: EFE/KIMIMASA MAYAMA

Do UOL, em São Paulo

07/08/2013 14h14

Muricy Ramalho se mostrou contrário ao plano do Barcelona de fortalecer Neymar. O clube espanhol espera que o atacante ganhe 5 kg em relação ao peso normal, tendo como meta suportar tranco dos adversários. Ex-técnico do Santos e atualmente desempregado, Muricy acredita que o atleta perderá uma de suas maiores virtudes caso engorde: a velocidade.

Neymar e Muricy trabalharam juntos no Santos por dois anos (abril de 2011 a maio de 2013).

“Eu não concordo [com o plano idealizado pelo Barcelona]. Vão tirar velocidade dele. E eu achei que o Barcelona não ia fazer isso, porque o Xavi, Messi e Iniesta, que são pequenos, não precisaram disso. Se o Neymar ganhar peso, vão tirar o que ele tem de melhor”, disse Muricy, em entrevista ao Pânico, da rádio Jovem Pan.

Além de entender que Neymar corre risco de perder agilidade caso fique mais forte, Muricy diz que o atacante estará mais suscetíveis a lesões no joelho devido à maior sobrecarga.

“O Neymar já tem um corpo muito bem definido. Se ganhar peso pode dar lesão no joelho, como teve o Ronaldo [que havia sido submetido a ganho de massa muscular na Europa]. É um négócio perigoso. Eu nunca vi o Neymar no departamento médico. Corpo perfeito. E olha que ele tomava porrada o tempo todo”, acrescenta Muricy.

O processo de engorda incluiu cirurgia para retirada das amigdalas. Por enquanto, o efeito foi inverso: Neymar perdeu 7 quilos em 24 dias, apresentando quadro de anemia.

O Barcelona informou que a perda inicial de peso era prevista, devido à dificuldade para se alimentar no período pós cirurgia. Mas acredita que Neymar passará a ter mais facilidade para ganhar massa corpórea.