Topo

Final River x Boca pode ter jogos em 2 sábados, diz imprensa argentina

Lucas Uebel/Getty Images
Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/11/2018 07h56

Definida a final River Plate x Boca Juniors, a Copa Libertadores agora vive a expectativa de quando serão disputados os dois jogos decisivos na cidade de Buenos Aires. Segundo os principais jornais da Argentina (“Olé”, ‘La Nación” e “Clarín”), existe uma conversa entre a Conmebol e a Associação Argentina de Futebol (AFA) para que as partidas sejam realizadas em dois sábados, nos dias 10 e 24 de novembro.

Leia mais
Nada de Palmeiras: torcida do Boca faz festa em SP e só pensa no River
Finalista, Pratto comemora e fala de possível jogo com Boca: "Vai ser f...'
Grêmio vai à Conmebol pedir pontos e vaga na final após 'caso Gallardo'

Originalmente, os jogos finais da Libertadores estavam marcados para quarta-feira (7 e 28 de novembro). Porém, a data para a volta no Monumental de Nuñez, casa do River, traria problemas de logística para Buenos Aires. Dois dias depois, no dia 30 de novembro, terá início na cidade a reunião da cúpula do G-20, a ser realizada a poucos quilômetros do estádio e que requer um forte esquema de segurança.

Inicialmente, o governo local de Buenos Aires pediria à Conmebol a alteração da data da partida de volta para 21 de novembro, uma quarta-feira anterior. Porém, a realização dos jogos no sábado é vista como mais vantajosa.

Segundo o "Olé", a Conmebol já solicitou à AFA que interceda junta à Superliga argentina. River e Boca Juniors têm jogos marcados pela competição para os fins de semana dos dias 10 e 24 de novembro e essas partidas precisariam ser adiadas. Uma definição é esperada ainda para esta quinta-feira.

O River se classificou para decisão na terça ao vencer o Grêmio por 2 a 1 em Porto Alegre, e o Boca também é finalista depois de empate por 2 a 2 com o Palmeiras, no Allianz Parque, depois de ter levado a melhor na ida, em La Bombonera, por 2 a 0.

Em seu Twitter, a Conmebol colocou uma mensagem sobre River Plate x Boca Juniors sem confirmar as datas. E fez a ressalva de que a final está “sujeita à decisão da Unidade Disciplinar referente à reivindicação do Grêmio”.

O clube brasileiro pede os pontos do jogo contra o River Plate, em Porto Alegre, e consequente classificação à final por causa na presença de Marcelo Gallardo, treinador do clube argentino, no vestiário da Arena e comunicação com comissão técnica via rádio durante a partida mesmo com suspensão aplicada na véspera do duelo.