Topo

MP vê problema em Corinthians x Santos ser no mesmo dia de jogo no Allianz

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

30/12/2018 04h00

O Corinthians anunciou no último sábado (29) a realização de um amistoso de pré-temporada contra o Santos em 13 de janeiro. Mas a data da partida ainda pode ser questionada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP), por ser o mesmo dia do amistoso de despedida do meia Zé Roberto, no Allianz Parque.

O jogo festivo no Allianz Parque está marcado às 11 horas, enquanto o duelo entre Corinthians e Santos será às 17 horas. O amistoso em Itaquera terá torcida única, como acontece em todos os clássicos da cidade desde 2016, mas há o receio de que palmeirenses e corintianos se encontrem durante a tarde. Questionado sobre a coexistência dos dois eventos no mesmo domingo, o promotor de justiça do MP-SP Paulo Castilho limitou-se a dizer que "pensa não ser possível".

O caso lembra a polêmica dos treinos abertos de Corinthians e Palmeiras, ocorrida em abril. Em cenário semelhante, a mesma data foi escolhida para dois eventos não-oficiais dos dois clubes, e a disputa quase parou na Justiça. Os times planejaram treinos abertos às torcidas na véspera da final do Campeonato Paulista, mas no final o Alvinegro precisou adiantar seu evento em um dia.

Em abril, foi Castilho quem se reuniu com os presidentes Andrés Sanchez e Maurício Galiotte para, representando o Ministério Público, pressioná-los a ceder. Ao contrário do rival, o Corinthians não tinha respaldo legal para bater o pé e manter o treino na data prevista originalmente, por isso deu um passo atrás.

A exemplo do ocorrido há oito meses, o Palmeiras também foi o primeiro a se programar para os eventos de 13 de janeiro. O clube anunciou detalhes da despedida de Zé Roberto no último dia 6 e vende ingressos há duas semanas. Já o Corinthians anunciou o amistoso com o Santos no último sábado e planeja abrir a venda de entradas na tarde deste domingo (30).