Topo

Atlético-MG fala em renovar, mas não procura Elias para reunião

Elias, volante do Atlético-MG, aguarda conversa com a diretoria para renovar contrato - Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG
Elias, volante do Atlético-MG, aguarda conversa com a diretoria para renovar contrato Imagem: Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

13/01/2019 04h00

O Atlético-MG fala publicamente em renovar com Elias depois de ver o Internacional esfriar o interesse no jogador. No entanto, ainda não procurou o estafe do volante para acertar um novo contrato. A situação divide opiniões nos bastidores do clube.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Galo informou ao UOL Esporte que espera um "momento mais oportuno" para conversar com Giuliano Bertolucci, representante de Elias. Contudo, reforça que pretende manter o jogador em Belo Horizonte e até estender o seu vínculo, que se encerra ao fim desta temporada.

Na prática, a situação tem sido diferente. Elias não foi informado sobre o interesse do clube em ampliar o acordo. Pelo contrário. O meio-campista de 33 anos aguarda um contato da diretoria para resolver o caso e assiste a companheiros menos utilizados, como Lucas Cândido e Patric, tendo preferência em negociações de renovação.

O futuro de Elias é algo que divide opiniões nos bastidores da Cidade do Galo. Levir Culpi e uma ala da cúpula são contrários à saída do jogador. O técnico chegou a conversar com o atleta e informou o desejo de usá-lo em 2019, sobretudo pela disputa da Copa Libertadores da América. Ele crê que o volante tem a experiência necessária para conduzir o meio de campo em jogos mais difíceis.

O presidente Sérgio Sette Câmara tem percepção distinta do atleta e não o trata como alguém inegociável. Não é à toa que, na última quarta-feira (9), ele recebeu Rodrigo Caetano, diretor de futebol do Internacional, na sede do Galo para conversar sobre uma possível transferência.

O negócio não avançou, porque o Inter não chegou aos números que o mandatário pretende. Ele aceitaria um valor idêntico ao que pagou para tirar Elias do Sporting, de Portugal, em fevereiro de 2017. À época, o clube desembolsou 2,5 milhões de euros (R$ 10,6 milhões na cotação atual) por 70% dos direitos econômicos. Outra forma de compensação seria receber o atacante William Pottker ou o lateral Zeca em troca do volante. Os gaúchos, todavia, descartaram envolver a dupla.

Elias fez 111 partidas, marcou 19 gols e deu cinco assistências desde que chegou à Cidade do Galo. Em Belo Horizonte, ele foi campeão mineiro em 2017, marcando o gol do título. Recentemente, durante o Jogo das Estrelas, liderado por Zico, no Maracanã, ele demonstrou interesse em seguir no time:

"Ninguém me procurou ainda, só soube pela imprensa. Soube que o Inter procurou, mas pretendo ficar e renovar com o Atlético", disse em 27 de dezembro passado.