Topo

Cuca destaca trabalho de Mancini no SPFC e quer contar com Nenê no Paulista

Vagner Mancini, coordenador técnico, e Cuca, técnico do São Paulo - Marcello Zambrana/AGIF
Vagner Mancini, coordenador técnico, e Cuca, técnico do São Paulo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

01/04/2019 18h30

Começou a "gestão" Cuca no São Paulo. Hoje à tarde, no CT da Barra Funda, o técnico comandou o primeiro treino nesta sua passagem pelo Tricolor. Depois de ver os jogadores em ação e de conversar bastante com o coordenador de futebol, Vagner Mancini, ele falou com a imprensa e passou um pouco da sua visão sobre a equipe. Em seu planejamento, ele deixou claro que vai tentar manter o esquema utilizado pelo time nos últimos jogos.

"O Mancini foi extraordinário ao tocar o projeto que foi traçado, descobriu grandes jogadores em um rumo novo que foi tomado diante da eliminação na Libertadores. E alguns acasos, tiveram as lesões de jogadores importantes, que deram oportunidades para os meninos jogarem. A vida é feita de oportunidades. O que vai ser mantido? Tudo, quase tudo. Quem está treinando melhor, jogando melhor, é que vai se manter. E quem está correndo atrás vai tentar buscar, independentemente de quantos anos tenha ou quem seja", disse Cuca.

Durante a formatação do planejamento de Cuca, foi exposta a necessidade de redução da folha salarial. Entre os jogadores que aparecem como opção para deixar o clube é Nenê. O treinador, no entanto, deixou claro que espera contar com o veterano meia, de 37 anos, até o fim do Paulista.

"Temos de pensar hoje no Campeonato Paulista, então a gente conta com o Nenê e todos os outros jogadores. Depois, é outra situação. Vai ser conversado internamente, inclusive com os profissionais", afirmou Cuca.

Blogueiros do UOL comentam chegada de Cuca ao São Paulo

UOL Esporte

Confira os principais trechos da entrevista do novo treinador do São Paulo:

Saída de jovens talentos

Sobre segurar os garotos, quanto mais se consegue segurar, melhor vai ser o teu time. Se eles começam jogando bem, imagine daqui um ano, dois anos, como vão estar. Sabemos que a realidade do nosso futebol é diferente, mas tomara que a gente consiga segurar e formar mais garotos. Que dentro disso a gente tenha conquistas, que vão valorizar todo mundo.

Pato

Estamos muito felizes por ele ter vindo para o São Paulo. Ele foi muito feliz na passagem dele aqui, agora é uma etapa diferente, vamos ter de ter uma paciência um pouco maior. Ele está há quatro, cinco meses sem jogar. O futebol chinês é muito diferente. Vamos tomar todos os cuidados para condicionar sem expor a risco de lesão, é uma coisa natural. Vejo o Pato jogando como um definidor, o que ele tem de melhor é a definição da jogada. Quanto mais próximo do gol ele estiver, melhor.

Tchê Tchê

É um jogador que vocês conhecem do tempo do Audax, contratado pelo Palmeiras. Versátil, joga em diversas posições, polivalente, junção do meio ao ataque muito rápida, sem dúvida nenhuma vai fazer grandes campeonatos pelo São Paulo. Não tenho dúvida de que foi uma grande aquisição.

Jean

O goleiro Jean, acho que não colocou as palavras certas no momento certo. Eu entendo que ele está sentindo a oportunidade grande de jogar, e às vezes a gente não espera o momento exato, atropela algumas situações, isso aconteceu com ele. Não o vejo como um mau profissional, e sim como um menino que precisa de uma instrução neste momento para desempenhar todo o potencial. Isso pode servir como lição. O Mancini é uma pessoa boa, maravilhosa, todo mundo gosta dele em todos os clubes que passou. Eu já tive essa conversa com o Jean, vou esperar de hoje até amanhã para ver a resposta que o jogador vai me dar. É uma resposta que internamente já tenho, mas que precisa de um algo mais. Foi feita uma acusação publicamente, então isso vai acontecer, ninguém vai prejudicar a carreira do menino, ele é patrimônio do São Paulo. Ele disputa posição, mas temos um titular.

Nota da redação: Jean saiu mais cedo de um treino do São Paulo e foi afastado do time profissional.

Saúde

Estou totalmente liberado dentro do tratamento que fiz, estou 100%. Graças a Deus, eu pude corrigir um erro que tinha sem ficar doente. Com o estresse que existe no nosso meio, quantos profissionais sofrem? Não é só o Cuca. Planejava para o dia 15, mas antecipamos para o dia 1º o retorno com a licença médica. Dentro desse processo, estamos fazendo com que o São Paulo fique mais fortalecido nesses jogos finais.

Nota da redação: Cuca só pôde estrear agora como treinador do São Paulo por questões médicas.