Topo

Por que Santos e Vasco se enfrentam, e times da Série C já estão nas 8ªs?

Santos, do zagueiro Gustavo Henrique, busca uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil - Marcello Zambrana/AGIF
Santos, do zagueiro Gustavo Henrique, busca uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

17/04/2019 04h00

Santos e Vasco darão início hoje na Vila Belmiro a um duelo válido pela quarta fase da Copa do Brasil. Além da dupla, times com tradição e até títulos na maior competição de mata-mata do país, como Corinthians e Fluminense, estão atrás de equipes que disputarão a Série C em 2019 e já garantiram vaga automática nas oitavas de final.

Diante de um novo regulamento em vigor desde 2017, Sampaio Corrêa e Paysandu - ambos disputarão a 3ª divisão do Brasileiro -, além do Fortaleza, da elite do Nacional, entrarão na Copa do Brasil somente na próxima fase. Isso acontece porque eles foram campeões da Copa do Nordeste, da Copa Verde e da Série B, respectivamente.

Nas últimas duas edições e também na atual, as equipes que erguem as taças dessas três competições garantiram vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil ao lado dos times que disputam a Libertadores. Sampaio Corrêa, Paysandu e Fortaleza se juntaram, então, a outras oito equipes: Athletico, Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Inter, Palmeiras e São Paulo, os cabeças de chave das oitavas.

O outro pote terá Sampaio Corrêa, Paysandu e Fortaleza, além dos cinco times classificados na quarta fase. Os duelos são Santos x Vasco, Chapecoense x Corinthians, Fluminense x Santa Cruz, Bahia x Londrina e Juventude x Vila Nova ou Bragantino-PA. Dessa forma, 16 times brigarão pelo título a partir das oitavas. Vale lembrar que os dez clubes da quarta fase poderiam enfrentar qualquer um do grupo, pois não havia divisão por potes e cabeças de chave.

Mudança ocorreu após aumento da Libertadores

Em 2016, a Conmebol anunciou mudanças profundas na Libertadores. A competição foi estendida para o ano todo, e o número de participantes saltou de 38 para 47. Com isso, o Brasil passou a ter duas vagas a mais, de cinco para sete (os seis melhores colocados do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil).

Ceni - Paulo Matheus/Fortaleza - Paulo Matheus/Fortaleza
Fortaleza, do técnico Rogério Ceni, está garantido nas oitavas por ter vencido a Série B do Brasileirão 2018
Imagem: Paulo Matheus/Fortaleza

Semanas depois do anúncio do aumento de representantes no torneio continental, a CBF mudou o regulamento da Copa do Brasil. Antes, os cinco times da Libertadores entravam nas oitavas de final se juntavam a outros dez nas oitavas de final - esse formato foi colocado em prática pela primeira vez em 2013 (antes, de 2001 a 2012, os participantes da Libertadores não disputavam a Copa do Brasil).

A fase de oitavas de final também tinha a participação da primeira equipe abaixo da zona da Libertadores no Brasileirão. Era o 16º participante. Em 2014, o Fluminense conseguiu a vaga direta nas oitavas da Copa do Brasil - no ano seguinte, o Inter repetiu o roteiro.

Nos últimos três anos, o futebol brasileiro teve oito representantes na Libertadores porque Chapecoense e Athletico conquistaram a Copa Sul-Americana de 2016 e 2018, respectivamente, e o Grêmio ergueu o troféu da Libertadores 2017.

Se isso não acontecesse, sete times brasileiros iriam de forma direta às oitavas da Copa do Brasil no ano seguinte. O oitavo clube garantido na fase seria a equipe mais bem colocada acima da zona da Libertadores.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do informado anteriormente na notícia, a oitava vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil não seria do Botafogo não seria do Botafogo caso o Athletico-PR não fosse campeão da Copa Sul-Americana, pois o time paranaense terminou o último Campeonato Brasileiro na frente dos cariocas. O erro foi corrigido.