Topo

Santos

Como "calendário favorável" pode ajudar Santos a alcançar o Palmeiras no BR

Sampaoli e Felipão se cumprimentam antes da partida entre Palmeiras e Santos pelo Campeonato Brasileiro - Daniel Vorley/AGIF
Sampaoli e Felipão se cumprimentam antes da partida entre Palmeiras e Santos pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

08/07/2019 04h00

O Santos terminou as primeiras nove rodadas do Campeonato Brasileiro, antes da parada para a Copa América, na segunda colocação do torneio, cinco pontos atrás do Palmeiras. Agora, o Peixe quer aproveitar a tabela teoricamente mais fácil para alcançar o rival.

Durante as próximas quatro rodadas do torneio nacional, o Palmeiras terá pela frente dois clássicos longe de seus domínios, contra São Paulo e Corinthians, enquanto o Santos tem confrontos teoricamente mais fáceis, sendo três deles diante de equipes que não estão no grupo tido como 'os 12 grandes'.

A equipe comandada pelo técnico Jorge Sampaoli enfrenta dois jogos fora de casa no retorno do Brasileirão, contra Bahia e Botafogo - adversários hoje estão fora do grupo que se classificaria para a Copa Libertadores da América. Depois, recebe o Avaí em casa e o Goiás, dois clubes que subiram da Série B nesta temporada, mas fazem campanhas totalmente distintas: enquanto o Goiás é atualmente o sexto, o Avaí segura a lanterna.

Enquanto isso, o rival Palmeiras volta da parada para a Copa América com o clássico contra o São Paulo pela frente, no Morumbi. Depois visita o Ceará, recebe o Vasco e, então, vai até a Arena Corinthians para mais um clássico contra os donos da casa. Uma das duas derrotas da equipe no ano foi justamente para o Corinthians, mas dentro do Allianz Parque.

Até aqui, o encontro entre Santos e Palmeiras, na quinta rodada, tem se mostrado decisivo para a classificação do torneio. A goleada de 4 a 0 imposta pelo time de Luiz Felipe Scolari deu a liderança ao clube, já que caso o resultado tivesse sido inverso, com vitória santista, o Peixe lideraria o torneio com 23 pontos, enquanto o Palmeiras teria 22.

Os dois clubes que prometem brigar até o fim pelo título nacional voltam a se encontrar na 24ª rodada do torneio, em duelo válido já pelo segundo turno da competição. Até lá, no entanto, muita coisa pode mudar.

Santos