Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Queniano vence edição histórica da maratona de Atenas com novo recorde - 31/10/2010 - UOL Esporte - Atletismo
UOL Esporte Atletismo
 
31/10/2010 - 11h16

Queniano vence edição histórica da maratona de Atenas com novo recorde

Do UOL Esporte
EM São Paulo
  • Raymond Bett Kimutai, do Quênia, vence a edição história da Maratona da Grécia e estabelece recorde da prova. Edição de 2010 marcou o aniversário de 2.500 anos da corrida do mensageiro Pheidippidis, que teria dado origem à maratona.

    Raymond Bett Kimutai, do Quênia, vence a edição história da Maratona da Grécia e estabelece recorde da prova. Edição de 2010 marcou o aniversário de 2.500 anos da corrida do mensageiro Pheidippidis, que teria dado origem à maratona.

Raymond Bett Kimutai venceu a maratona de Atenas, neste domingo, na capital grega. Além da vitória, o queniano estabeleceu o melhor tempo da prova que, neste ano, comemorou o aniversário de 2.500 anos do surgimento da maratona e contou até com a participação do primeiro ministro da Grécia. O brasileiro João Paulo de Souza foi o nono colocado.

Além da corrida, uma série de eventos marcou a edição de 2010 da maratona de Atenas. No último sábado, atores recriaram a história do mensageiro Pheidippidis. Conta a mitologia grega que, em 490 a.C., o mensageiro teria sido responsável por correr desde a cidade de Maratona até a Atenas para dar a notíca de que os gregos haviam vencido a batalha sobre os invasores persas. Dia a lenda que ele teria morrido logo depois, dando origem a uma das mais tradicionais provas olímpicas.

Neste domingo, o evento foi dominado pelos quenianos Jonathan Kosgei Kipkorir e Raymond Bett Kimutai, que se isolaram na liderança durante o último trecho da prova. Nos últimos metros, contudo, Brett Kimutai levou a melhor sobre o compatriota, vencendo a prova e estabelecendo o tempo de 2h12m40s, superando a marca anterior do italiano Paul Lekuraa, em 2008. O brasileiro melhor colocado foi João Paulo de Souza, que encerrou a prova em nono lugar com o tempo de 2h18m33s.

“Este é um sentimento fantástico para mim porque é a primeira vez que eu venci uma maratona”, afirmou o queniano após a prova. “O percurso está muito diferente das outras maratonas, com alguns morros difíceis e muitas subidas. É muito difícil, mas é um grande percurso e é uma sensação diferente correr aqui”.

Entre as mulheres, a lituana Rasa Drazdauskaite foi a vencedora com outro recorde na prova: 2h31m06s.

A edição histórica da Maratona de Atenas reuniu 12.500 corredores - três vezes mais que a média do evento - sendo 3 mil gregos. O próprio primeiro ministro da Grécia foi um dos participantes da prova. “Esta é uma celebração da humanidade. A Grécia está correndo sua própria neste momento e nós esperamos que acabe logo”, afirmou, fazendo referência ao péssimo momento econômico que vive o país.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host