![]() Multidão atravessa a ponte Verrazano-Narrows durante a Maratona de Nova York |
Com larga experiência em provas de cross-country, Gebre Gebremariam fez sua primeira participação em uma maratona e já conseguiu o título de uma das mais tradicionais do mundo. Na 41ª edição da Maratona de Nova York, o etíope venceu com o tempo de 2h08min14. Os quenianos Emmanuel Mutai e Moses Kigen Kipkosgei ficaram com a segunda e terceira posição, respectivamente.
O recordista mundial Haile Gebrselassie, que acabou desistindo da Maratona de Nova York devido a uma lesão no joelho, anunciou sua aposentadoria ao término da prova
Bicampeão da prova norte-americana, em 2006 e 2008, Marílson dos Santos foi o brasileiro mais bem colocado. Depois de ficar com o pelotão da frente nos primeiros quilômetros da prova e até liderar, ele acabou desgarrando e acabou na sétima colocação com o tempo de 2h11min52.
"Tive muita dificuldade para terminar a prova por conta da baixa temperatura, não estava conseguindo respirar direito. Nunca tinha enfrentado um frio tão forte aqui em Nova York", afirmou Marílson logo depois de prova, em entrevista ao canal Sportv.
Marílson sofreu muito com o vento forte e o frio intenso que castigaram os atletas. "O vento era muito forte", disse. "O frio atrapalhou, mas o resultado foi bom sim, estou feliz", completou o brasileiro.
“Eu estava bem preparado e segui até o fim brigando por posição. A partir do km 30 tive dificuldades com o frio. O vento no rosto era tão forte que eu não podia respirar direito e isso atrapalhou”, falou Marílson, que correu sua sexta maratona em Nova York.
Dono do recorde mundial em maratonas, o etíope Haile Gebrselassie acabou decepcionando. Com uma lesão no joelho, ele acabou desistindo da prova por volta do km 25 em sua primeira participação em Nova York.
Dentre as mulheres, a vencedora da corrida foi a queniana Edna Kiplagat, de 31 anos, com o tempo de 2h28min20. A norte-americana Shalane Flanagan foi a segunda colocada em sua primeira maratona. Mary Keitany, também do Quênia, ficou em terceiro.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas