Alguns dos principais competidores da São Silvestre terão neste domingo, dia 23, uma última prova de preparação para a tradicional corrida que encerra a temporada de atletismo no país. A terceira edição da 10k Rio reunirá 4 mil atletas, com largada e chegada em frente ao Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro.
Dez dos 11 primeiros colocados do Ranking Nacional de Corredores de Rua estarão na disputa, entre eles o atual líder, Joao Ferreira de Lima, o mineiro João da Bota. Atleta do Cruzeiro, ele terá ao seu lado, entre outros, os companheiros de clube Francisco Barbosa dos Santos (3º colocado no ranking), José do Nascimento Souza (4º) e Benedito Donizetti (5º).
O técnico do Cruzeiro, Alexandre Minardi, está confiante em relação à participação de João da Bota. "Essa prova é importante e, como todas as outras, ele correrá pela vitória. Além disso, ele quer somar pontos para o ranking e fazer uma avaliação mais efetiva para a São Silvestre", explica o treinador.
Sete quenianos estão inscritos na prova masculina da 10K Rio: James Rotich, Mutai Kipkemei, Amos Maiyo Maidin, Kiprono Chemwolo, Julius Kipkogei Busienei, Willian Kimutao Chemno e Daniel Gatheru Ndiritu.
Já as quenianas serão quatro: Chemtai Rionotukei, Priscilla Biwott, Pauline Chepchumba e Eunice Jeptoo. Entre as brasileiras, destaque para as três primeiras colocadas do ranking nacional - Marily dos Santos, Conceição Maria de Oliveira e Luzia de Souza Pinto - e para a campeã da São Silvestre 2001, Maria Zeferina Baldaia, que retorna à boa fase após enfrentar problemas de contusão.
A largada dos cadeirantes está marcada para as 7h30. A elite feminina parte às 7h45, 15 minutos antes da elite masculina e das demais categorias.