A corrida de São Silvestre, que chega a sua 83ª edição no próximo dia 31, terá o número recorde de 20 mil atletas nas ruas e avenidas de São Paulo. Para dar maior conforto aos participantes no início da prova, os serão determinadas diferentes áreas de largada, separando os atletas conforme o ritmo da corrida.
Serão oito áreas no total, com tempos de referência, começando com quem corre 4min30 ou menos por quilômetro, e indo até que tem ritmo de oito minutos ou mais por quilômetro.
O objetivo é ter uma largada mais tranqüila e maior fluência no tiro de partida, que será dado em frente ao Masp, na Avenida Paulista. "As áreas de largada não são nenhuma imposição, mas apenas sugestão. A idéia é dar conforto aos atletas e esperamos a compreensão de todos", comentou Thadeus Kassabian, diretor de operações da prova.
Essa ação já foi feita com sucesso em provas como a Maratona de São Paulo, Meia Maratona do Rio e Volta da Pampulha. A organização definiu oito áreas com marcadores de ritmo (minutos por quilômetro): 4min30 ou menos, 5min, 5min30, 6min, 6min30, 7min, 7min30 e 8min ou mais.
A prova deste ano terá novos horários de largada: 15h15 para cadeirantes e categoria especial; 16h30 para a elite feminina; e 16h45 para atletas de elite masculina e demais categorias. O percurso é o mesmo das últimas temporadas, com total de 15 quilômetros.