Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Durant brilha de novo e conduz EUA à final do Mundial - 11/09/2010 - UOL Esporte - Basquete
UOL Esporte Basquete
 
AFP

Kevin Durant liderou a vitória dos EUA sobre a Lituânia ao marcar 38 pontos

11/09/2010 - 14h43

Durant brilha de novo e conduz EUA à final do Mundial

Murilo Garavello
Em Istambul (Turquia)

Cestinha da última temporada da NBA, Kevin Durant, 21, está a um jogo de se tornar, também, o condutor dos EUA a seu primeiro título em um Mundial de basquete desde 1994. Neste sábado, ele marcou 38 pontos, apanhou nove rebotes e liderou a vitória de sua seleção sobre a Lituânia por 89 a 74.

Na decisão do título, os americanos, que venceram os oito jogos que fizeram na competição, vão enfrentar a Turquia, que venceu a Sérvia em uma das partidas mais emocionantes do Mundial. Para o Brasil, uma conquista americana será importante, pois o campeão estará classificado para as Olimpíadas de 2012. No Pré-Olímpico da Argentina, no ano que vem, duas vagas estarão em jogo.

O resultado dos americanos, que estão desfalcada de alguns dos principais jogadores, como Kobe Bryant, Lebron James, Dwyane Wade, Dwight Howard e Chris Paul, já é melhor que o do último Mundial. No Japão, em 2006, quando contavam com um número maior de estrelas, os EUA perderam nas semifinais e ficaram em terceiro lugar.

Durant, que havia feito 33 pontos nas quartas, contra a Rússia, voltou a exibir enorme repertório ofensivo (converteu cinco arremessos de três pontos, chutes de meia distância e bandejas). Apenas no primeiro quarto, ele anotou 17 pontos, levando os americanos a abrirem uma vantagem de 11 que foi sustentada durante todo o jogo.

"Ele teve uma noite incrível no ataque", disse o técnico americano, Mike Krzyzewski. "Foi divertido assistir", afirmou o ala Andre Iguodala. "Nós fizemos nosso trabalho na defesa e deixamos o ataque para ele decidir". O técnico lituano, Kestutis Kemzura, concordou. "Ele estava imparável", resumiu.

O experiente Lamar Odom , atual bicampeão da NBA com os LA Lakers, obteve sua melhor apresentação no Mundial, com 13 pontos, 10 rebotes e três tocos. Companheiro de equipe de Durant no Oklahoma City Thunder, Russel Westbrook, com 12 pontos, sete rebotes, três assistências e um toco, também voltou a se destacar.

Contra uma defesa mais agressiva do que a da Argentina, rival que venceu com facilidade nas quartas, a Lituânia foi mal nos arremessos, acertando apenas 39%. E Linas Kleiza, cestinha da equipe no Mundial, hoje não conseguiu superar a excelente marcação de Andre Iguodala. Ele fez só quatro pontos, mesmo número de bolas desperdiçadas.

"Andre foi uma parte importantíssima da nossa vitória hoje", disse Krzyzewski. "Só tentei dificultar as coisas para ele", afirmou Iguodala, principal jogador do Philadelphia 76ers. "Aqui (com o time americano) é mais fácil porque posso me concentrar apenas na defesa".

O melhor da Lituânia no jogo foi o pivô Robertas Javtokas. Após parar Luis Scola e ter uma noite nula (zero pontos) no ataque, hoje Javtokas contribuiu com 15 pontos, além de 9 rebotes.

FICHA DO JOGO

AFP
Eric Gordon sobe para enterrada. Mais fotos
EUA 89
Billups (3), Durant (38), Rose (0), Westbrook (12), Gay (2), Iguodala (9), Granger (0), Curry (3), Gordon (3), Love (6), Odom (13) e Chandler (0).

LITUÂNIA 74
Seibutis (0), Kalnietis (10), Maciulis (9), Pocius (13), Gecevicius (6), Delininkaitis (8), Jasaitis (5), Kleiza (4), Jankunas (4) e Javtokas (15).

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host