Damiris segura a bola enquanto observa o ataque brasileiro. Equipe dirigida por Carlos Colinas foi derrotada pela França em torneio preparatório para o Mundial. Brasileiras queixaram-se da arbitragem após a partida.
A seleção brasileira de basquete acumulou sua segunda derrota seguida antes do Mundial de basquete ao cair diante da anfitriã França por 69 a 59, neste sábado, no Torneio Internacional de Picardie. A equipe de Carlos Colinas começou o primeiro quarto na frente, mas ao longo do jogo cometeu 22 erros, o que comprometeu o desempenho na partida.
Para o elenco brasileiro, outro fator determinante na partida foi a arbitragem local. "Não gosto muito de falar sobre isso, mas a arbitragem francesa foi quem ganhou o jogo. Uma falta intencional marcada nos minutos finais acabou sendo decisiva. A França passou a frente e ganhou moral", afirmou Sílvia Gustavo após o jogo.
Além de Brasil e França, a competição reuniu as seleções de Japão e Argentina. O torneio serve de preparação para o Mundial de basquete feminino que acontece na República Tcheca, a partir do dia 23 de setembro. O Brasil venceu apenas o primeiro confronto contra as rivais sul-americanas. Na última sexta-feira, as brasileiras foram derrotadas pelo Japão por 83 a 71.
As jogadoras brasileiras começaram bem a partida, pontuando bem no primeiro quarto e encerrando o período liderando o placar por 23 a 12. As francesas, contudo, se recuperaram logo em seguida, encerrando a primeira etapa apenas quatro pontos atrás: 31 a 27.
Apesar de ser superior nos rebotes (31 para as brasileiras contra 23 das adversárias), as comandadas do técnico Carlos Colinas cometeram muitos erros ao longo da partida. No total, a equipe desperdiçou a bola 22 vezes, contra 14 das francesas. Celine Dumerc foi um dos destaques da partida com dez pontos, três rebotes, sete assistências e cinco roubadas de bola. A cestinha das anfitriãs, entretanto, foi Emilie Gomis, com 14 pontos.
As duas jogadoras empurraram sua equipe para vitória principalmente na última etapa do jogo. Depois encerrar o terceiro período perdendo por 47 a 41, a atual campeã europeia França atropelou as brasileiras no quarto decisivo, vencendo a parcial por 28 a 12.
Assim como no jogo contra ao Japão, Adrianinha foi um dos destaques da equipe no amistoso deste sábado, anotando 13 pontos, pegando cinco rebotes e roubando quatro bolas. A brasileira, entretanto, foi uma das que mais errou na equipe, desperdiçando quatro bolas.
O Mundial da República Tcheca começa no dia 23 de setembro e o Brasil integra o grupo C ao lado das seleções da Espanha, Mali e Coréia do Sul. Este foi o último torneio preparatório antes do início da competição. A equipe deixa a França na próxima segunda-feira, dia 20, em direção à Praga.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas