Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Em estreia contra Coreia do Sul, brasileiras reveem decepção de Pequim-2008 - 23/09/2010 - UOL Esporte - Basquete
UOL Esporte Basquete
 
23/09/2010 - 07h00

Em estreia contra Coreia do Sul, brasileiras reveem decepção de Pequim-2008

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Ala Yeon Ha Beon tem sido o destaque da Coreia do Sul nas competições internacionais mais recentes. No último encontro contra o Brasil, nos Jogos de Pequim-2008, coreana anotou 19 pontos na vitória por 68 a 62. Brasil terminou a competição sem vitórias e na penúltima colocação geral.

    Ala Yeon Ha Beon tem sido o destaque da Coreia do Sul nas competições internacionais mais recentes. No último encontro contra o Brasil, nos Jogos de Pequim-2008, coreana anotou 19 pontos na vitória por 68 a 62. Brasil terminou a competição sem vitórias e na penúltima colocação geral.

A seleção brasileira inicia, nesta quinta-feira, sua campanha no Campeonato Mundial de basquete feminino diante da Coreia do Sul, a partir das 10h15 (de Brasília), com acompanhamento do Placar UOL Esporte. A preocupação de jogadoras e comissão técnica é controlar os nervos na estreia e evitar que se repita o filme dos Jogos de Pequim-2008, quando uma derrota contra as mesmas asiáticas deram início a uma campanha decepcionante.

O Brasil terminou os Jogos em penúltimo lugar na classificação geral (11ª posição), com uma única vitória e à frente apenas da seleção de Mali. Assim como na competição na República Tcheca, as coreanas foram as primeiras rivais da equipe que era comandada pelo técnico Paulo Bassul. Na ocasião, o descontrole emocional foi crucial na derrota por 68 a 62, na prorrogação.

A presença de duas veteranas de 37 anos, a pivô Alessandra e a armadora Helen, que não estiveram em Pequim, é o trunfo para evitar o peso da estreia, assim como o reforço da pivô Erika e da ala Iziane, que tampouco estiveram nos Jogos de 2008. “Estreia em qualquer competição dá um friozinho na barriga tanto nas jogadoras mais novas como nas mais experientes”, afirmou Alessandra, em nota divulgada pela CBB. "A Coreia tem um estilo bem diferente do que estamos acostumadas. É um jogo muito veloz, que exige bastante dos adversários".

As brasileiras assumem o pouco conhecimento sobre a seleção adversária, uma vez que as coreanas não realizaram amistosos internacionais na preparação para a competição na República Tcheca. Porém, se levarem em conta as últimas campanhas das asiáticas, a maior preocupação será mesmo a ala Yeon Ha Beon.

A jogadora que atua no basquete coreano foi cestinha da equipe nos Jogos de Pequim-2008 com 14,2 pontos por partida e se destacou também no último campeonato asiático realizado na Índia, em 2009, com médias de 17,4 pontos.

Após a estreia contra as coreanas, o Brasil volta à quadra na sexta-feira para enfrentar a seleção de Mali e, no sábado, encerra a primeira fase contra a Espanha. Os três primeiros classificados passam para a próxima fase da competição.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host