A seleção dos Estados Unidos não tomou conhecimento da fraca equipe de Senegal e venceu sua segunda partida do Mundial de basquete por 108 a 52, nesta sexta-feira, em Ostrava. As norte-americanas foram as primeiras a anotarem cem pontos em uma partida na competição da República Tcheca. Assim como no jogo da quinta-feira, contra a Grécia, todas as jogadoras dos EUA anotaram pontos no jogo.
A superioridade norte-americana diante da equipe que ocupa apenas a 22ª posição do ranking da Fiba pode ser confirmada ao longo de toda a partida. As senegalesas foram incapazes de vencer um único período, sendo que o último quarto foi o mais equilibrado, mesmo assim terminou com a vantagem dos EUA por 22 a 16.
Além de ter todas as suas atletas pontuando, o técnico Geno Auriemma viu seis jogadoras marcarem dez pontos ou mais, demonstrando o ótimo balanço ofensivo da equipe. Maya Morre, com 15 pontos, cinco assistências e três rebotes foi um dos principais destaques do jogo.
As estatísticas também demonstraram a diferença técnica entre as duas seleções. Os EUA tiveram aproveitamento de 66% dos arremessos de quadra contra apenas 38% das rivais africanas. Outro ponto decisivo foi a defesa dos EUA, que forçou as senegalesas a 28 equívocos no jogo. O “detalhe” permitiu à seleção norte-americana anotar 28 pontos em erros das adversárias.
Com o resultado, as norte-americanas assumem a liderança do grupo B, que também conta com as seleções de França e Grécia. O time também tem o melhor ataque da competição com 207 pontos a favor. A seleção do técnico Geno Auriemma enfrenta no sábado a seleção francesa, enquanto Senegal deve se despedir da competição contra a Grécia.
Rússia x República Tcheca
Em uma partida decisiva para a definição do grupo D, a Rússia superou as donas-de-casa por 55 a 52, em Brno. A partida foi decidia apenas nos últimos segundos. Na última oportunidade de empatar o jogo, a tcheca Hana Horakova errou o arremesso de três pontos e as rivais saíram com a vitória.
Maria Stepanova mais uma vez foi a melhor atletas da Rússia na partida. Apesar de anotar apenas nove pontos, a atleta agarrou 13 rebotes no jogo. Pelo lado da República Tcheca, Hana Horakova, foi o destaque com 21 pontos, quatro rebotes e quatro assistências.
A Rússia enfrenta no sábado a seleção argentina e a República Tcheca enfrenta o Japão pelo fechamento da primeira fase.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas