Com um título brasileiro em 2004 e outro da Liga Sul-Americana em 2005, Uberlândia está órfã do basquete desde 2007. Mas esse hiato de uma das mais tradicionais equipes do Brasil está próximo do fim. Isso porque o senador Wellington Salgado (PMDB-MG), dono da franquia da cidade mineira, já confirmou a reativação do time para a próxima edição do Novo Basquete Brasil, marcado para a temporada 2010/11.
Só que o reinicio do time Uberlândia vai significar o esvaziamento, ou até mesmo o fim, de uma das melhores equipes do país nos últimos anos, o Brasília. Isso porque o time do Distrito Federal também é de propriedade do senador, que pretende levar a base do líder da atual edição do NBB para Minas Gerais, onde fica seu território eleitoral e onde pretende se candidatar a deputado federal.
Vice-campeão nos dois últimos campeonatos nacionais, vencedor da Liga das Américas da temporada passada e um dos melhores times dos últimos anos, a equipe do Brasília quase que não existiu para ser o atual líder da segunda edição do NBB.
A sobrevivência do time comandado pelo técnico Lula Ferreira se deve graças a um pedido pessoal feito por José Roberto Arruda, governador eleito do Distrito Federal, mas que atualmente está preso há 11 dias na sede da polícia federal do DF por uma série de denúncias de corrupção.
Quem revelou esse pedido foi o senador Wellington Salgado (PMDB-MG). Ele é dono da Universo (Universidade Salgado de Oliveira), mantenedor da equipe. A ideia do dono era levar, já para essa atual temporada, a equipe para a cidade mineira de Uberlândia, onde ele possui outra franquia, atualmente não utilizada da competição.
“Queria sair de Brasília já agora, trazer o time de volta para cá, porque o pessoal está sentindo muita falta do basquete aqui. Mas aí o Arruda veio e me pediu para a equipe ficar, por causa da comemoração dos 50 anos da cidade neste ano de 2010”, explicou.
Com a manutenção da equipe, o Brasília agora desponta como principal candidato ao título, liderando a primeira fase da competição com uma ampla vantagem, tendo apenas uma derrota em 15 jogos. “Foi muito bom ficar aqui com essa base agora, mantendo a estrutura. Podemos ser recompensados com esse importante título.”
Mas mesmo com uma possível conquista do título do NBB desta temporada, a equipe deve se despedir da Capital federal, pelo menos no formato em que a equipe é conhecida. Isso porque Wellington Salgado já confirmou que nesse ano vai mesmo levar a base do time para Uberlândia.
*O repórter viajou a convite da organização do evento
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas