A seleção brasileira feminina de basquete superou a Argentina por 77 a 71 na tarde desta quinta-feira, em seu primeiro jogo no Torneio Internacional de Picardie, na França. A competição serve como preparatório do Mundial da República Tcheca. O destaque da equipe foi Karen Rocha, com 16 pontos.
A seleção brasileira, comandada pelo técnico Carlos Colinas, se prepara para a disputa do Mundial feminino de basquete, que acontece a partir do dia 23 de setembro, na República Tcheca. A equipe ainda deve contar com a presença da ala Iziane e da pivô Erika, que disputam as finais da WNBA com o Atlanta Dream.
Antes da partida, as jogadoras do Brasil já sabiam quais eram as principais armas da equipe argentina, velha rival continental. No início de agosto, as duas seleções já haviam se enfrentado na decisão do sul-americano, e as brasileiras venceram por 94 a 86.
“A Carolina Sanchez continua sendo a principal jogadora da Argentina, mas não podemos nos esquecer das laterais, que também são perigosas. Elas cortam muito rápido para a cesta”, comentou antes do jogo Sílvia Gustavo. A atenção da equipe brasileiro, pelo visto surtiu efeito, e a jogadora argentina ficou limitada a apenas seis pontos no jogo.
O destaque argentino foi Marina Cava, com 20 pontos e cinco roubadas de bola, seguida por Florência Fernandez, com 14.
Apesar de não conseguir abrir uma vantagem confortável ao longo do jogo, as brasileiras ficaram na liderança no placar por praticamente toda a partida. O diferencial para a vitória, contudo, esteve dentro do garrafão. Liderados pela veterana Alessandra (oito rebotes), o Brasil agarrou 37 rebotes contra apenas 21 das rivais argentinas.
As porcentagens nos arremessos de quadra também estiveram a favor do Brasil. Enquanto as comandadas de Carlos Colinas aproveitaram 52% das oportunidades nos dois pontos e 41% no perímetro (7/17), as argentinas arremessaram apenas 36% de quadra e 25% da linha de três pontos.
O próximo compromisso do Brasil no torneio francês é contra o Japão, na sexta-feira, às 13h (horário de Brasília). Já a Argentina enfrenta as anfitriãs na partida seguinte. A seleção brasileira integra o grupo C do Mundial da República Tcheca com Coréia do Sul, Espanha e Mali.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas