A seleção brasileira vai ter dez meses para se recuperar da decepção pela eliminação em Las Vegas e buscar uma vaga em Pequim-2008 no Pré-Olímpico mundial no próximo ano. E o consenso é o de que essa disputa apresenta um grau de exigência ainda maior que o das Américas.
Muito se deve à presença de quatro equipes da Europa entre os 12 participantes. Com a elevada competitividade do basquete desse continente, fica a expectativa de que qualquer um desses times pode ser apontado como sério candidato às três vagas que serão distribuídas.
"Teoricamente, será bem difícil. Você terá três vagas para serem disputadas, com quatro europeus já na jogada. A Europa eu considero hoje que tem nove forças, das quais três já estarão classificadas
[a campeã mundial Espanha e mais dois da qualificação]. Mesmo assim, serão seis de bom nível sobrando. Mais os três da América. O time vai ter de estar muito bem preparado", disse o técnico Lula Ferreira, que tem futuro incerto à frente da equipe.
Porto Rico e Canadá, que já tenta convencer o armador Steve Nash a disputar esse torneio, são os outros representantes americanos. Coréia do Sul e Líbano, pela Ásia, Nova Zelândia, pela Oceania, e os surpreendentes Camarões e Cabo Verde, que despacharam Nigéria e Senegal na África, são os outros adversários já conhecidos.
Além dessa concorrência diversa, a seleção precisará lutar contra a desconfiança e a pressão pela falta de resultados em grandes competições. "Mas ainda tem de acreditar. É uma geração de bons jogadores. A gente tem de formar um time bom, o time precisa ganhar conjunto e de personalidade própria para ganhar os jogos", disse Lula.
O ala Guilherme Giovannoni pede paciência aos companheiros. "Vai precisar passar alguns dias para deixarmos essa eliminação para trás. Está muito recente ainda, qualquer coisa que formos fazer será precipitada", disse.
Já Alex diz que o torneio precisa estar na mira do elenco durante a próxima temporada. "Tem de pensar desde agora. Cada um vai para seu clube e tem de treinar forte para nos reunirmos no ano que vem fortalecidos novamente."
O Pré-Olímpico mundial tem data definida - será disputado entre os dias 7 e 13 de julho. Mas a sede ainda é desconhecida. China, Canadá e Turquia seriam países interessados em abrigar o evento.