Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Renovada, seleção parte para o Chile no sábado - 21/09/2007 - UOL Esporte - Basquete
UOL Esporte Basquete

21/09/2007 - 19h36

Renovada, seleção parte para o Chile no sábado

Da Redação
Em São Paulo
A seleção brasileira embarca neste sábado para o Chile, onde terá seu maior desafio na temporada: vencer o Pré-Olímpico para tentar conquistar uma vaga direta para os Jogos de Pequim-2008.

A equipe segue para Valdivia, que abrigará o torneio entre os dias 26 e 30 de setembro, às 9h45, em vôo no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O último treino no país foi realizado nesta sexta, no ginásio do Centro Olímpico, em São Paulo.

Divulgação/CBB
Bassul tenta reformular sistema de jogo da seleção: primeiro teste é derrubar os EUA
Esse será o primeiro teste do técnico Paulo Bassul à frente da seleção. Ele assumiu o grupo após a despedida de Barbosa no Pan-Americano. Teve cerca de dois meses para tentar armar um time que terá a complicada missão de tentar derrubar os favoritos Estados Unidos.

A seleção apresenta oito nomes que jogaram no Pan, mas apenas quatro se repetem em uma comparação com a formação que disputou o Mundial de São Paulo, no ano passado. Veteranas como Janeth, Helen e Alessandra se aposentaram da equipe, enquanto as pivôs Érika e Kelly foram barradas pelo treinador.

"O grupo está totalmente focado e confiante no bom trabalho realizado até agora. É uma equipe renovada, que treina com motivação para mostrar seu potencial. O Pré-Olímpico é o primeiro grade desafio para essa geração. Sabemos que vencer esse torneio continental é muito complicado, mas não impossível", disse a ala-pivô Êga, uma das remanescentes do Mundial.

Bassul deu prioridade ao preparo físico para jogar o Pré-Olímpico. Durante a fase de preparação - contra adversários masculinos das categorias de base -, o técnico armou um rodízio intenso entre suas jogadoras.

O Brasil está no grupo A do Pré-Olímpico e estréia contra Argentina na próxima quarta-feira. Os outros rivais são Chile (27) e o México (28). O campeão assegura a vaga para Pequim-2008. O segundo, terceiro e quarto colocados se classificam para disputar as últimas cinco vagas no Pré-Olímpico Mundial, que será disputado entre os dias 9 e 15 de junho.
Hospedagem: UOL Host