O Flamengo, atual campeão brasileiro, teve de suar a camisa para estrear com vitória na disputa do Novo Basquete Brasil, nesta quarta-feira. Em São Paulo, a equipe carioca bateu o Pinheiros por 90 a 89 com dois lances livres de Marcelinho, cestinha da partida com 36 pontos. A rodada marcou a abertura do torneio organizado pelos próprios clubes.
"É um campeonato forte, com jogadores de excelente nível técnico. Eles têm o Marquinhos, nós o Marcelinho. E esperamos mesmo muita competitividade. O Flamengo sentiu a falta de ritmo. Afinal este é o nosso terceiro jogo da temporada. O nosso Estadual é muito fraco", disse Paulo Chupeta, técnico do Flamengo, que passou grande tensão no último quarto. "O basquete é apaixonante por causa disso. Um jogo é definido no último segundo, como esse. Espero que assim, o NBB resgate o público e o basquete a popularidade", acrescentou Chupeta.
Já para Baby, faltou equilíbrio na equipe carioca. "Jogamos mal na defesa, mas fomos eficientes no ataque", disse o pivô. Para Marcelinho, porém, o importante foi o resultado: "Fico feliz por ver o Flamengo estrear com vitória. A efetividade é o que me motiva".
No total, 14 das 15 equipes que compõe o torneio entraram em quadra nesta quarta. O GRSA/Itabom/Bauru foi o único que folgou na rodada de abertura do torneio. Todas as demais partidas foram bastante equilibradas. O Winner/Limeira, por exemplo, bateu o Ciser/Araldite/Univille/Joinville por 93 a 88 na prorrogação após empate por 78 a 78 no tempo normal.
Jogando em casa, o Universo/BRB/Financeira Brasília bateu o Amigão/Andorinha/Unimed/Assis por 88 a 75. Os também mandantes Paulistano/Amil e São José/Unimed/Vinac, derrotaram, respectivamente, o Pitágoras/Minas por 82 a 76 e o Univates/Bira por 73 a 68. A vitória com maior diferença de pontos ficou no confronto entre Cetaf/Garoto/UVV/PMVV e Lupo/Araraquara. O time do interior paulista perdeu por 77 a 56.