A derrota no Campeonato Paulista estava entalada, e finalmente o Vivo/Franca conseguiu se vingar do Winner/Limeira. Empurrado pela torcida que lotou o ginásio Pedrocão, o time comandado pelo técnico Hélio Rubens venceu o adversário, liderado pelo colega Luiz Zanon, por 86 a 84 nesta sexta-feira, em jogo válido pela sétima rodada do NBB.
Como se não bastasse a forte dose de rivalidade em quadra, a partida ainda contou com emoção extra, já que foi decidida apenas na prorrogação.
Depois de virar o jogo e conseguir uma vantagem de sete pontos no último quarto, a maior da partida, Limeira permitiu que Franca encostasse no placar, até que, a dois segundos do final, o experiente Rogério cavou uma falta e conseguiu três arremessos de lance livre para o time da casa. O ala errou dois chutes, mas seu único acerto valeu para empatar o jogo em 73-73 e forçar a prorrogação.
No tempo extra, as duas equipes se revezaram na dianteira do placar. A cesta derradeira veio, mais uma vez, a dois segundos do apito final. Drudi acertou um tiro de dois pontos e decretou a vitória do time de Franca por 86 a 84.
"Eu falo que a superação não se tem como medir", comentou Hélio Rubens. "O time, desfalcado de vários jogadores importantes poderia ter se abatido quando perdeu a chance de ganhar o jogo, no fim, quando teve os três lances livres e errou. Mas não desistiu e lutou até o fim, sempre acreditando. Essa é a mensagem que o esporte passa, de acreditar sempre e não desistir."
O armador Guilherme, de Franca, foi o cestinha do confronto com 21 pontos. Pelo lado de Limeira, Teichmann foi quem mais pontuou: 20 pontos.
A vitória manteve os francanos na liderança do NBB com 11 pontos, tal qual o Joinville, que joga no sábado contra o Pinheiros. Já o time de Limeira acumulou sua quarta derrota em sete jogos e se manteve na distante oitava colocação.
Nos outros quatro jogos desta sexta-feira, todos os mandantes também venceram: Brasília massacrou o Cetaf (103 a 78), Araraquara superou São José (72 a 71), Lajeado derrotou Paulistano (90 a 72) e Minas passou pelo Assis (94 a 84).
*Atualizada às 22h18