O Ciser/Araldite/Univille/Joinville fez seu dever de casa neste sábado, e provou o favoritismo, reassumindo a liderança do torneio Novo Basquete Brasil (NBB). Em casa, a equipe comandada por Alberto Bial teve poucas dificuldades para bater os paulistas do Pinheiros, por 89 a 72. O duelo quase perdeu seu brilho após confusão que desqualificou Espiga, do time catarinense, mas terminou sem outros incidentes.
Com o resultado, a equipe catarinense chega à sua sexta vitória no campeonato nacional, com apenas uma derrota na campanha. Com isso, fica isolada momentaneamente na primeira colocação, mas pode ser igualada por Universo/BRB Financeira/Brasília, Vivo/Franca e Flamengo/Petrobras, com partidas a menos.
Desde o início do duelo, o Joinville mostrou sua maior disposição e organização. Dominando os paulistas, lanternas com apenas uma vitória e seis derrotas, chegaram a abrir 32 x 23 no segundo quarto, antes de fecharem o primeiro tempo com vantagem ainda maior , em 49 x 34.
Mesmo diminuindo o ritmo a partir do terceiro quarto, deixando a vantagem diminuir mas sempre mantendo uma distância confortável para garantir mais uma vitória. Shilton se destacou pelo time da casa, com 18 pontos e 14 rebotes. Já Jefferson Sobral terminou como cestinha, com 20 pontos.
Logo no início do último quarto, uma confusão quase tirou o brilho da partida. O jogador da casa Espiga discutiu com o técnico rival Cláudio Mortari e, após dar um tapa no comandante do Pinheiros, terminou desqualificado. Apesar de jogadores de ambos os times entrarem na discussão, os árbitros controlaram os ânimos de todos.
Após uma paralisação de quase cinco minutos, os times voltaram à quadra e o Joinville aproveitou para ampliar a diferença, que chegou a ficar em 18 pontos e terminou com 89 a 72. "É muito importante começar bem", comemorou Shilton, do Joinville. "Trouxemos alguns reforços no ano passado e este entrosamento está fazendo a diferença neste início de competição. Nosso trabalho está tendo efeito, mas precisamos continuar somando o máximo de vitórias."
O Joinville volta a quadra pelo NBB na próxima quarta-feira, fora de casa, contra o Flamengo. Já o Pinheiros recebe o Cetaf/Garoto/UVV/PMVV, em São Paulo. Ambos os jogos são às 20h.