O luxemburguês Andy Schleck pedala à frente do australiano Cadel Evans na nona etapa do Tour
O francês Sandy Casar venceu nesta terça-feira a nona etapa da Volta da França, disputada nos Alpes, após a qual o luxemburguês Andy Schleck passou a liderança da classificação geral.
O australiano Cadel Evans, que portava até esta terça-feira a camisa amarela, teve um dia muito ruim, sobretudo em sua passagem por La Madeleine – ficou muito para trás na subida da montanha.
Após a corrida, um médico da equipe de Evans revelou que o ciclista correu com uma pequena fratura no cotovelo, provocada por uma batida em que esteve envolvido na última etapa (na qual o heptacampeão do Tour, o norte-americano Lance Armstrong, também foi prejudicado). Evans já havia suportado a dor durante toda a corrida anterior, mas nesta prova, com um nível de exigência muito maior, o australiano não suportou e acabou não conseguindo acompanhar o pelotão da frente.
Ao cruzar a linha de chegada, depois de ter chegado quase oito minutos atrás de Casar, perder a camisa amarela e ver suas esperanças de vencer o Tour se distanciarem muito, Evans se pôs a chorar nos ombros de um colega de corrida.
O australiano havia tomado a liderança na etapa anterior, no último domingo, quando abriu uma vantagem de 20 segundos para Schleck, que por sua vez terminou a etapa desta terça na sétima posição, a apenas dois segundos do vencedor.
Schleck começou o ataque ao pelotão de frente quando estava a oito quilômetros de chegar na subida de La Madeleine, o que o fez se destacar da maioria de seus adversários. Só não conseguiu se desvencilhar do atual campeão da Volta da França, o espanhol Alberto Contador, que foi o sexto colocado da etapa, também dois segundos atrás do líder.
Porém, nem Schleck nem Contador ultrapassaram os demais concorrentes do pelotão de frente. O francês Casar superou os outros seis ciclistas que o cercava nos instantes finais da etapa e terminou a prova em 5h38min10s, após os 204,5 km de prova entre Morzine-Avoriaz e Saint-Jean-de-Maurienne.
Casar foi sucedido pelo espanhol Luis León Sánchez, segundo colocado, e pelo italiano Damiano Cunego – ambos terminaram a prova menos de um segundo depois de Casar.
Já os franceses Christophe Moreau e Anthony Charteau cruzaram a linha de chegada em quarto e quinto, respectivamente, a dois segundos de seu compatriota vencedor da etapa.
O norte-americano Lance Armstrong, heptacampeão da competição que sofreu uma queda na etapa anterior e já abandonou as esperanças de um novo título, terminou a etapa em 18º lugar, 2min50s atrás de Casar.
Na classificação geral, Schleck lidera e portará a camisa amarela na décima etapa, entre Chambéry e Gap, na próxima quarta-feira. O espanhol Contador vem logo atrás, 41 segundos atrás, seguido de seu compatriota e medalhista de ouro nas Olimpíadas de Pequim, Samuel Sánchez, a 2min45s. O russo Denis Menchov é o quarto, a 2min58s do líder. Evans é o 18º colocado e Armstrong, o 31º.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas