Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Imprensa italiana diz que 'cabeças rolarão' na Ferrari; Montezemolo nega - 25/11/2010 - UOL Esporte - F-1
UOL Esporte Fórmula 1
 
25/11/2010 - 07h21

Imprensa italiana diz que 'cabeças rolarão' na Ferrari; Montezemolo nega

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Pressionada por perder o título na última corrida do ano, com Fernando Alonso vendo a taça cair nas mãos de Sebastian Vettel, a Ferrari admitiu culpa por falha estratégica na prova decisiva. Mais do que isso, no entanto, a imprensa italiana diz que algumas cabeças devem rolar dentro do time para a temporada 2011.

FERRARI ADMITE ERROS ESTRATÉGICOS

  • Luca Bruno/AP

    O diretor técnico da Ferrari, Aldo Costa, admitiu em entrevista a um jornal italiano que a escuderia cometeu avaliações impulsivas e erradas que levaram à perda do título de Fernando Alonso na última prova do ano, em Abu Dhabi. “Erramos. Não saímos à pista para fazer o melhor possível, mas sim para fazer um resultado intermediário, que fosse suficiente”, revelou o funcionário da fabricante italiana, que completou: “E quando se faz isso, um Petrov, um safety car, podem derrubar tudo”.

Segundo a Autosprint, o nome da diretoria mais cotado para perder sua vaga dentro da escuderia italiana é o australiano Chris Dyer, atualmente engenheiro-chefe e responsável pela estratégia do time, justamente o ponto que foi criticado no GP de Abu Dhabi.

“Nós precisamos de um carro melhorado e também temos de assegurar que erros feitos como pilotos e como equipe não sejam repetidos em 2011”, disse Alonso, sobre os problemas enfrentados pela Ferrari.

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, não confirmou que seguirá esta posição. “O que muda na Ferrari para 2011? A máquina”, limitou-se a dizer ele, referindo-se ao novo carro que está sendo desenvolvido.

O diretor técnico Aldo Costa também preferiu minimizar o assunto e não apontou erros individuais dentro do time. “Não gosto da resposta automática de ‘erro-culpa-punição’”, disse ele. “Prefiro uma resposta mais racional, em que entendemos o que aconteceu e o que foi errado, e então agimos. As decisões são compartilhadas, com as responsabilidades não ficando sobre os ombros de só uma pessoa”.

Apesar da derrota, ele se disse animado com o fato de a Ferrari ter disputado o título, após um começo de ano arrebatador da Red Bull, que em boa parte da temporada mostrou ter um carro muito superior ao das rivais.

“Nós reduzimos a diferença para a Red Bull. Não perdemos o título por erro estratégico em Abu Dhabi, mas porque nosso carro não foi veloz”, concluiu.

A Ferrari foi bem nos primeiros testes com pneus Pirelli, a nova fornecedora, realizados em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Felipe Massa liderou com o melhor tempo dos dois dias de treinos.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host