Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
F-1 retoma 'regra dos 107%' para barrar carros lentos em GPs de 2011 - 13/12/2010 - UOL Esporte - F-1
UOL Esporte Fórmula 1
 
13/12/2010 - 17h12

F-1 retoma 'regra dos 107%' para barrar carros lentos em GPs de 2011

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou nesta segunda-feira o regulamento para a temporada 2011 da Fórmula 1. A principal mudança será o retorno da ‘regra dos 107%’ durante os treinos classificatórios, para evitar que carros muito mais lentos que os demais participem dos GPs.

De acordo com o novo regulamento, qualquer piloto que exceder em 107% o tempo registrado pelo pole position, durante o treino classificatório, ficará fora do grid. Abolida desde 2002, a norma foi restaurada após reclamações de alguns pilotos de que teriam sido atrapalhados pela lentidão das equipes novatas em alguns GPs.

Além da ‘regra dos 107%’, os dirigentes também prometeram endurecer a vigilância sobre os retardatários, para que estes influenciem o mínimo possível na corrida. “Qualquer piloto que ignorar as bandeiras azuis será comunicado, assim como os comissários de prova”.

Outro alvo da vigilância dos dirigentes será a utilização das ‘zebras’ durante as provas. A FIA quer impedir que os pilotos tirem vantagem ao sair da pista. “Os pilotos devem utilizar a pista em todos os momentos. Para que não hajam dúvidas, as linhas brancas são consideradas como dentro da pista, mas as zebras não são. Um piloto será julgado se nenhuma parte do carro se mantiver em contato com a pista".

A FIA também criou um período de descanso para os mecânicos. A entidade proibiu que os profissionais mexam nos carros durante as madrugadas, da 00h às 06h (treinos às 10h) ou da 01h às 07 (treinos às 11h). Na temporada passada, os trabalhadores das equipes menores ‘viraram a noite’ nos primeiros GPs para que os carros estivessem prontos a tempo, o que irritou a FIA.

A entidade ainda adotou regras mais rígidas para estimular o "fair play". Ficou proibido, por exemplo, "espremer" um adversário para fora da pista ou fazer mais de uma mudança de direção para defender uma posição.

Outra mudança para 2011 será no câmbio, com cada piloto podendo fazer uma troca sem penalidades. Nessa hipótese, que não vale para a última prova do ano, a nova caixa de câmbio deve ser usada para completar o GP. Atualmente, os pilotos perdem cinco posições no grid de largada se o câmbio dura menos que quatro GPs seguidos. Para 2011, o total será aumentado para cinco GPs.

* Com agência internacionais

Comentários 0

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

  • Todos
  • Mais curtidos
  • Escolha do editor
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host