O alemão Sebastian Vettel, da Toro Rosso, cravou 1min37s555 no treino de classificação deste sábado e vai largar surpreendentemente na primeira colocação do GP da Itália de Fórmula 1, que acontece no domingo. O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, sairá em sexto, com tempo de 1min38s894.
Massa, que pode assumir a liderança do Mundial de pilotos depois da prova de domingo no autódromo de Monza, teve a sorte de ver os principais rivais na luta pelo título ficarem distantes das primeiras colocações. Atual líder do Mundial de pilotos, o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, não conseguiu nem se classificar para a superpole e vai largar em 15º, com 1min39s265.
Terceiro colocado na temporada, o polonês Robert Kubica sairá na 11ª colocação, depois de fazer 1min36s697 na segunda parte do treino. Companheiro de Massa na Ferrari, Kimi Räikkönen conseguiu apenas a 14ª colocação, ao marcar 1min37s522.
O finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, completa a primeira fila depois de marcar 1min37s631, seguido pelos também surpreendentes Mark Webber, da Red Bull e Sebastien Bourdais, da Toro Rosso, que cravaram respectivamente 1min38s117 e 1min38s445.
Os outros brasileiros da categoria foram eliminados logo na primeira parte da tomada de tempos. Nelsinho Piquet, da Renault, vai largar apenas em 17º lugar, depois de fazer volta em 1min36s630. Rubens Barrichello, da Honda, sairá em 16º, com 1min36s510.
O treino deste sábado foi bastante tumultuado por causa da chuva. Logo na primeira parte, os principais concorrentes ao título tiveram dificuldade para ficar entre os 15 primeiros, mas todos conseguiram. Em seguida, a chuva continuou a cair e prejudicou o desempenho dos favoritos na segunda qualificatória. Pior para Hamilton, Räikkönen e Kubica, que não conseguiram avançar. Assim, a sexta posição acabou por ser um bom resultado para Massa.
Na temporada 2008 da Fórmula 1, os tempos dos dez primeiros colocados poderão ser mais altos que os demais. De acordo com as novas regras, os pilotos que disputam a "superpole" terão que iniciar a sessão com a configuração de corrida e não poderão mais reabastecer até a prova de domingo, portanto, fazem a tomada de tempo com o carro mais pesado que nas etapas 1 e 2. |
---|
ENTENDA A CLASSIFICAÇÃO |
|
Ao cravar a pole, Vettel confirma a sua ascensão na Fórmula 1 e , aos 21 anos, torna-se o piloto mais jovem a largar na primeira colocação. O piloto alemão pontuou nas duas últimas provas: foi quinto colocado na Bélgica, no último domingo, e sexto em Valência, na Espanha.
Lewis Hamilton é o atual líder do Mundial de pilotos com 76 pontos, dois à frente de Massa. Robert Kubica é o terceiro com 58, seguido de muito perto por Kimi Räikkönen, que tem 57.
O GP da Itália de Fórmula 1 acontece no domingo, a partir das 9h (de Brasília), com acompanhamento em tempo real pelo
Placar UOL .