UOL Esporte Futebol
 

Encontre jogadores de futebol

Fechar

Biografias

Adriano
Nome completoAdriano Leite Ribeiro
PosiçãoAtacante
Data de nascimento17/02/1982
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoRio de Janeiro (RJ)
Altura1,89m
Peso101kg
EstreiaFlamengo X Botafogo, em janeiro de 2000

História

  • Flamengo (RJ): 2000-2001
  • Internazionale (ITA): 2001
  • Fiorentina (ITA): 2002
  • Parma (ITA): 2002 - 2004
  • Internazionale (ITA): 2004-2007
  • São Paulo (SP): 2008
  • Internazionale (ITA): 2008-2009
  • Flamengo (RJ): 2009-2010
  • Roma (ITA): 2010
  • Corinthians (SP): 2011-2012
  • Flamengo (RJ): 2012
  • Mundial sub-17 - 1999 - Brasil
  • Campeonato Carioca - 2001 - Flamengo
  • Copa América - 2004 - Brasil
  • Copa da Itália - 2005 - Inter de Milão
  • Copa das Confederações - 2005 - Brasil
  • Copa da Itália - 2006 - Inter de Milão
  • Campeonato Italiano - 2006 - Inter de Milão
  • Campeonato Italiano - 2007 - Inter de Milão
  • Campeonato Brasileiro - 2009 - Flamengo
  • Campeonato Brasileiro - 2011 - Corinthians
  • Copa Libertadores - 2012 - Corinthians
  • Artilheiro - 2004 - Brasil
  • da Copa América
  • Artilheiro - 2005 - Brasil
  • da Copa das Confederações
  • 2006 - Brasil
  • Autor do 200º gol do Brasil em Copas do Mundo (contra Gana, aos 45min do 1º tempo)
  • Artilheiro - 2009 - Flamengo
  • do Campeonato Brasileiro

Em 2004, numa seleção que não contava com suas principais peças, Adriano viu seu futebol "desabrochar" na Copa América do Peru, quando foi artilheiro e melhor jogador. Na decisão contra a Argentina, teve uma atuação memorável, marcando inclusive o gol que levou o confronto para os pênaltis nos descontos.

Um ano depois, Adriano se firmou como estrela de primeira grandeza da seleção no título da Copa das Confederações, no primeiro teste oficial do "quarteto ofensivo". O atacante da Inter de Milão foi protagonista mais uma vez e, novamente em final contra os argentinos, teve atuação de gala. O brilho, porém, não durou. A partir de 2005, a carreira do Imperador entra em decadência, com uma série de polêmicas. Em 2009, o ápice: diz que não quer mais jogar futebol.

Lançado nos profissional do Flamengo no começo de 2000, o jovem atacante foi uma das mais gratas revelações das divisões de base do clube nos últimos anos e ganhou maior projeção ao defender a seleção brasileira sub-20 no Campeonato Sul-Americano do Equador.

O seu bom futebol e uma surpreendente convocação para a seleção brasileira principal, pelo técnico Emerson Leão, chamaram a atenção da Inter de Milão. Mas, na verdade, só foi parar na Itália numa negociação que levou o volante Vampeta para a Gávea.

O jogador, porém, demorou até vingar na Itália. Teve passagens por empréstimo por Fiorentina e Parma. Mais maduro, fez boas atuações, brigou pela artilharia do certame e retornou à Inter de Milão em 2004, já com status de craque.

Chegou a ser o principal ídolo da Inter de Milão e considerado o principal atacante do mundo. Foi apelidado pela torcida italiana de "Imperador" e caiu nas graças de toda a Europa.

Mas os meses que antecederam a Copa do Mundo de 2006 marcaram o início da derrocada de Adriano na Itália. Problemas pessoais e atos pouco profissionais minaram o futebol e a credibilidade do atacante, que chegou ao Mundial ainda como titular do time de Carlos Alberto Parreira.

Na Copa, Adriano fez dois gols (contra Austrália e Gana, este feito em impedimento após cruzamento de Cafu), mas sua atuação foi uma das mais criticadas. Pesado e sem mobilidade na frente, foi "poupado" na terceira partida contra o Japão, substituído durante as oitavas-de-final contra Gana e sacado do time titular nas oitavas contra a França. Entrou no 2º tempo quando o Brasil já perdia por 1 a 0, resultado que seria mantido.

O declínio seguiu na volta a Milão. Os problemas pessoais persistiam, a falta de cuidados com o físico também, e Adriano perdeu a confiança do técnico da Inter, Roberto Mancini. Assumiu em entrevistas à imprensa italiana que, deprimido, recorreu ao álcool, o que o atrapalhou ainda mais. Acabou fora da lista de inscritos para a primeira fase da Liga dos Campeões 2007-08, principal interclubes do mundo. Tentou recomeçar em partidas pelo Campeonato Italiano e Copa da Itália. Mas acabou liberado para voltar ao Brasil para melhorar sua preparação física no CCT do São Paulo.

Depois de seu departamento fazer o atacante perder três quilos e reordenar a gordura corporal, o São Paulo conseguiu convencer o clube italiano - estocado com muitos atacantes de ponta - a liberá-lo em um empréstimo de seis meses.

No São Paulo, destaca-se principalmente pela campanha do time na Libertadores da América. Artilheiro do time com seis gols em dez jogos, o “Imperador” ajudou o tricolor paulista a chegar às semifinais da competição, quando foi derrotado pelo Fluminense.

Após a eliminação no torneio continental, Adriano se despede do clube do Morumbi, retornando à Inter de Milão. Na Itália, mostra estar em forma e marca gols em seu retorno, mas logo volta ao banco de reservas sob o comando do novo técnico José Mourinho.

Em abril de 2009, nova confusão. Após servir à seleção brasileira, ele some por alguns dias. Ao reaparecer, dá uma entrevista surpreendente, anunciando que precisa de um tempo para cuidar da vida, longe dos gramados. No dia 24 de abril, a Inter de Milão anuncia a rescisão de contrato do jogador, deixando-o livre para procurar outro clube. Pela equipe italiana, o brasileiro marcou 74 gols durante oito anos.

Após semanas de indefinição, o jogador acertou o seu retorno ao Flamengo. O atacante se destacou no Brasileirão, foi artilheiro da competição ao lado de Diego Tardelli, com 19 gols, e ajudou o rubro-negro a chegar ao título. No ano seguinte, Adriano formou dupla com Vagner Love apelidada de "O Império do Amor". Foi cogitado para ir para a Copa do Mundo, mas ficou fora da lista de Dunga.

Em março de 2010, o jogador voltou a se envolver em uma polêmica fora de campo. O atleta foi a um baile funk com outros jogadores do Flamengo. A noiva de Adriano, Joana Machado, foi até o local, começou a gritar do lado de fora, ofendeu atletas, atirou pedras e atacou o carro do jogador e de outros três de seus colegas de clube. O veículo do atacante ficou bastante danificado. Após o ocorrido, Adriano se mostrou muito abalado, e falou novamente em largar sua carreira no futebol, como já havia falado antes de chegar ao Flamengo.

Pouco depois, o Imperador voltou a virar notícia nas páginas policiais. Ele teria tido um suposto envolvimento com um traficante de drogas. Adriano teria comprado duas motos, e uma delas teria sido registrada em nome da mãe de um traficante que controla o Morro da Chatuba, onde cresceu o jogador. Além disso, também foram divulgadas fotos de Adriano portando armas de fogo. O jogador teve de prestar depoimento ao Ministério Público, que chegou a pedir a quebra do sigilo telefônico e bancário do atleta.

No meio do ano, Adriano voltou para a Itália como grande reforço da Roma. No entanto, em março de 2011, o time anunciou sua saída por comportamento inadequado extra-campo e seu baixo aproveitamento e rendimento nos jogos, pois sequer marcou um gol em partidas oficiais. No final de março, o atacante acertou com o Corinthians.

No clube paulista sofreu com uma lesão antes mesmo de sua estreia, que o deixou seis meses longe dos gramados. No Brasileirão de 2011, visivelmente fora de forma, atuou em apenas quatro jogos e marcou um gol, na vitória de virada sobre o Atlético-MG já no final do campeonato.

Em 2012, continuou sua luta contra a balança, participou de três jogos oficiais e anotou um gol no Paulista. Entretanto, a falta de comprometimento e as polêmicas irritaram comissão técnica e diretoria. O resultado foi a rescisão de contrato em março.

Análise técnica:

Cabeceio - Muito perigoso nas bolas altas.

Chute

Pé direito - Preciso e forte.

Pé esquerdo - Excelente. É o seu chute mais perigoso.

Velocidade - Muito boa.

Habilidade - Bom, sabe jogar com a bola no chão

Posicionamento - Bom quando é o responsável pela conclusão das jogadas. Tem dificuldade em achar seu espaço quando se afasta da área.

Marcação - Razoável.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host