UOL Esporte Futebol
 

Encontre jogadores de futebol

Fechar

Biografias

Sastre
Nome completoAntonio Sastre
PosiçãoMeia
Data de nascimento27/04/1911
Altura1,78m
Peso72kg
Estreia1931

História

  • Independiente: 1931 - 1942
  • São Paulo: 1943 - 1946
  • Copa América (Campeonato Sul-Americano) - 1937 - Argentina
  • Campeonato Argentino - 1938 - Independiente
  • Campeonato Argentino - 1939 - Independiente
  • Copa América (Campeonato Sul-Americano) - 1941 - Argentina
  • Campeonato Paulista - 1943 - São Paulo
  • Campeonato Paulista - 1945 - São Paulo
  • Campeonato Paulista - 1946 - São Paulo
  • Campeonato Argentino - Segunda Divisão - 1947 -

Um argentino que deixou sua marca

Antonio Sastre é um dos jogadores mais completos da história do futebol argentino. No Independiente, marcou 112 gols em partidas oficiais, atuando em várias posições, além da preferida, a meia-direita. Foi zagueiro-central, lateral-direito, meia-esquerda e volante, desempenhando todas as funções com perfeição.

O Independiente deve muito a Sastre, especialmente, pelo bicampeonato nacional de 1938 e 1939. Em 1942, Pedro Canaveri, presidente do Independiente, premiou Sastre pelos serviços prestados em 11 anos. O São Paulo fez uma proposta para tirá-lo de Avellaneda, subúrbio de Buenos Aires, e Canaveri lhe deu passe livre. Sastre arrumou as malas e mudou-se para São Paulo.

Em quatro anos no "Mais Querido", Sastre ajudou o São Paulo a conquistar três títulos paulistas (1943, 1945 e 1946). A turma era boa: no Morumbi, ele jogou ao lado de Zezé Procópio, Noronha, Leônidas, Bauer e Teixeirinha. Em 1943, tornou-se o recordista de gols marcados em uma mesma partida pelo São Paulo: foram seis, na goleada de 9 x 0 sobre a Portuguesa Santista.

Em sua passagem pelo Brasil, recebeu o apelido de Maestro e o seguinte elogio do técnico Oswaldo Brandão, que em 1947 conquistou o título paulista no comando do Palmeiras: "Ele é o homem que nos ensinou a jogar futebol".

Sastre voltou à Argentina no final de 1946, decidido a largar o futebol. Mas o destino ainda lhe reservava uma emoção no mundo do esporte. Dirigentes do Gimnasia Y Esgrima de La Plata bateram em sua porta pedindo socorro.

O Gimnasia havia feito uma péssima campanha na Primeira Divisão e não fugiu do rebaixamento. Sastre aceitou o convite e adiou sua aposentadoria. O tempo provou que sua decisão foi acertada: com ele comandando o meio-de-campo, o Gimnasia conquistou o título da Série B de 1947 e voltou à Divisão Principal. Dever cumprido, Sastre parou definitivamente.

Análise técnica

Cabeceio - Não era o forte do argentino.

Chute

Pé direito - Forte e bem direcionado.

Pé esquerdo - Muito eficiente.

Habilidade - Um dos jogadores mais talentosos da Argentina.

Posicionamento - Polivalente. Capaz de jogar em várias posições.

Marcação - Tinha muita disposição para ajudar os companheiros.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host