Distante do título do Torneio Apertura do Campeonato Argentino, o Independiente se apega às chances que tem para conseguir uma vaga na Copa Libertadores de 2010. Graças a um gol relâmpago no segundo tempo, o time venceu o Huracán por 2 a 0, na abertura da 16ª rodada da competição nesta sexta-feira, e continua na briga.
Galeano abriu o placar logo com um minuto do segundo tempo. Aos 42min, Gandín ampliou. Com o resultado, o time foi a 29 pontos e se igualou ao Estudiantes, terceiro colocado no Apertura, no número de pontos. Assim, está a seis do líder Banfield. No entanto, ambos ainda jogam na rodada.
Na tabela geral, o time foi a 50 pontos e diminuiu para quatro a diferença para o Newell's Old Boys, que hoje seria o último classificado para a principal competição continental.
Já o Huracán complicou ainda mais a sua situação. O time chegou à décima derrota no torneio (tem apenas duas vitórias e quatro empates) e segue na penúltima colocação do Torneio Apertura com dez pontos, com chances de terminar a rodada na lanterna perdendo a posição para o Tigre.
No primeiro jogo do dia, o Atlético Tucumán perdia e se complicava, mas ganhou novo ânimo ao conseguir um empate já nos minutos finais ante o Rosario Central por 1 a 1, fora de casa.
Burdisso abriu o placar aos 8 minutos do primeiro tempo. O duelo parecia definido, até que Escobar deixou tudo igual aos 33 minutos da etapa final. O resultado deixou o Atlético com 16 pontos na 13ª colocação, enquanto o Rosário Central subiu para oitavo lugar no Apertura com 24 pontos.