O treinador do Grêmio, Paulo Autuori, em sua tradicional entrevista coletiva das sextas-feiras, no estádio Olímpico, surpreendeu ao abordar um tema polêmico do futebol brasileiro. Ele pediu o fim dos campeonatos estaduais, alegando que isso só traria benefícios aos profissionais desse esporte no País.
 Autuori diz que estaduais estão desvalorizados, tanto que clubes usam reservas nas competições |
"Não tenho nenhuma dificuldade em falar isso. Já temos a Copa do Brasil e o Brasileiro, que tem sido fortalecido em suas quatro divisões", disse o técnico, que entrou no tema no momento em que demonstrava satisfação por ter conseguido uma semana inteira para realizar apenas treinamentos no clube, algo que é muito raro, afinal a rotina são jogos às quartas e domingos.
"O que não pode continuar são os estaduais acontecendo dessa forma, com os clubes colocando reservas em campo. Que respeito é esse pelos estaduais?", perguntou Paulo Autuori.
Ele reforçou que os profissionais do futebol brasileiro têm de lutar de forma mais enfática por um melhor calendário, embora admitindo que "a CBF já melhorou muito, mas é preciso mais, e se tiver que tomar atitudes antipáticas, contra alguns interesses, que o faça".
Por fim, Autuori pediu que "cada vez mais vozes se manifestem, com bons argumentos" e que aqueles que comandam o futebol nacional "deixem de ser escravos de alguns interesses". E completou: "Jogo toda hora, como é atualmente, vulgariza o futebol".