Ronaldo não disputou nem metade das partidas do Corinthians neste Brasileiro, mas quando esteve em campo teve aproveitamento até superior em relação aos artilheiros do campeonato. Por isso, seu retorno para a partida diante do Cruzeiro, às 18h30 deste domingo, no Pacaembu, é comemorado pelo elenco alvinegro, em busca de inspiração ofensiva.
PRINCIPAIS ARTILHEIROS DO CORINTHIANS NO BR-2009
Ronaldo: 8 gols em 13 jogos Média: 0,61 por partida |
Dentinho: 8 gols em 24 jogos Média: 0,33 por partida |
Chicão: 4 gols em 19 jogos Média: 0,21 por partida |
Souza: 2 gols em 16 jogos Média: 0,12 por partida |
J. Henrique: 2 gols em 22 jogos Média: 0,09 por partida |
Elias: 2 gols em 24 jogos Média: 0,08 por partida |
Jucilei: 2 gols em 26 jogos Média: 0,07 por partida |
Marcinho: 2 gols em 14 jogos Média: 0,14 por partida |
Cristian: 2 gols em 9 jogos Média: 0,22 por partida |
Jean: 2 gols em 13 jogos Média: 0,15 por partida |
Uma lesão muscular, a fratura na mão esquerda, a lipoaspiração e a falta de condicionamento fizeram Ronaldo participar de apenas 13 jogos no Brasileiro (de um total de 30). Nesse período, o
Fenômeno fez oito gols e atingiu média de 0,61 por partida.
Atualmente, três jogadores dividem o topo da artilharia com 15 gols: Adriano, Diego Tardelli e Alecsandro. E o índice do corintiano só é inferior ao de Adriano. A média do atacante do Flamengo é de 0,68 gol por partida. Já Diego Tardelli (0,60) e Alecsandro (0,55) ficam atrás de Ronaldo.
O camisa 9 é fundamental para o desempenho ofensivo do Corinthians. Os oito gols o deixam empatado com Dentinho na artilharia alvinegra no Brasileiro, mas a média do
Fenômeno é bem superior (0,61 contra 0,33).
Além disso, Mano Menezes e o restante do elenco apostam na preocupação que Ronaldo causa nos adversários. Não faltam elogios. "Ele é um jogador que decide e chama a responsabilidade na frente. Na hora de fazer o gol, o Ronaldo resolve, por isso é tão importante para o nosso time", opinou Marcelo Mattos.
Depois de brilhar na vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio há duas rodadas (um gol e uma assistência), Ronaldo desfalcou o Corinthians diante do Sport. Resultado: nenhum gol e apenas quatro chutes na direção do gol, segundo o
Datafolha. Os paulistas perderam por 2 a 0.
"Está faltando penetração e profundidade ao nosso ataque. É lógico que o Ronaldo faz muita falta na nossa última linha ofensiva, ele é muito inteligente e tem muita qualidade", analisou Mano.
Além do atacante, Alessandro também reforça o Corinthians neste domingo após cumprir suspensão. Com apenas uma vitória nos últimos sete jogos (houve ainda três empates e três derrotas), o time alvinegro está na modesta 11ª colocação com 42 pontos.