O volante Serginho, que teve sua entrada em campo pedida em coro pela torcida atleticana, no Mineirão, neste domingo, se contundiu no final da derrota atleticana para o Flamengo, por 3 a 1. Baseado no exame clínico realizado por ele, o médico Rodrigo Lasmar considera que o jogador sofreu lesão no ligamento cruzado do joelho direito e, provavelmente, terá de ser submetido a uma nova cirurgia.
Segundo Rodrigo Lasmar, Serginho passará por um exame de ressonância magnética, durante esta semana, para confirmar o diagnóstico. Caso isso aconteça, o jogador será operado e ficará longo tempo afastado do futebol. O médico atleticano observou que o volante, que já havia se machucado no mesmo local outras duas vezes, teve uma entorse no joelho direito, que acarretou na nova lesão.
"Ele suportou muito bem a fase inicial, não apresentou nenhuma queixa, mas hoje em um lance de infelicidade ele teve uma entorse e isso mostrou que o joelho dele estava instável e tudo indica que ele vá precisar de uma intervenção cirúrgica", disse Rodrigo Lasmar.
Em 12 de agosto deste ano, Serginho lesionou o ligamento cruzado anterior do joelho direito no empate com o Palmeiras, por 1 a 1, em jogo do Campeonato Brasileiro. Na última temporada, o volante já havia rompido esse ligamento, o que obrigou a passar por cirurgia, na ocasião.
A lesão no joelho direito em 2008 afastou Serginho dos campos por oito meses. Após ter sofrido a segunda lesão no mesmo joelho, os médicos do clube não descartaram nova cirurgia. Entretanto, o departamento médico atleticano optou com um tratamento baseado na fisioterapia.
"Ele teve uma lesão, foi submetido a uma cirurgia ano passado e há cerca de três meses ele teve uma nova entorse, um estiramento no ligamento e naquele momento teve uma ruptura parcial. Fizemos a opção por um tratamento conservador, sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica. Ele ficou de fora por 45 dias, respondeu muito bem o tratamento, a partir daí foi liberado gradativamente para os treinamentos", explicou Rodrigo Lasmar.
O médico atleticano reiterou que existia a possibilidade de Serginho voltar a ter a mesma lesão. "Desde o começo a nossa preocupação era colocar que ele não estava 100% recuperado, que existia a possibilidade de uma nova entorse, como foi hoje, ele rompeu totalmente o ligamento, que estava parcialmente", observou Rodrigo Lasmar.
Apesar das sucessivas contusões no mesmo joelho, Rodrigo Lasmar confia que Serginho irá se recuperar e poder voltar a jogar futebol em 2010. "Não acredito que ele tenha nenhum problema crônico, ele teve a infelicidade de ter duas lesões no mesmo joelho, mas isso acontece, não é raro, tem jogador que se machuca três quatro vezes, isso é do futebol e pode acontecer", analisou.