O Flamengo deixa Campinas neste domingo com duas conquistas. A primeira, óbvia, foi a liderança do Campeonato Brasileiro. Após 37 rodadas, o time finalmente é o primeiro colocado. A segunda, matemática: o Flamengo é o único time do país que já garantiu, além do Corinthians, vaga na Libertadores em 2010.
FLA GANHA DO CORINTHIANS E É LÍDER
Com a vitória por 2 a 0 justamente sobre o time paulista, os flamenguistas chegaram a 64 pontos. Nos números, não pode mais ficar abaixo do quarto lugar no Nacional. E, como todo boleiro sabe, os quatro primeiros colocados do Brasileirão ganham a vaga para o torneio continental.
Motivo para comemoração? Não para o técnico Andrade. "Hoje a gente conquistou a Libertadores. Podemos comemorar um pouco. Mas ainda falta uma vitória para o titulo. Temos um jogo difícil pela frente, contra o Grêmio. Ainda falta alguma coisa", afirmou o treinador.
Outros quatro times disputam as três vagas restante. Vice-líder, o Internacional está virtualmente classificado. Só ficaria fora caso perdesse na última rodada, para o Santo André, e o Cruzeiro, quarto colocado, vencesse o Santos e ainda tirasse os 14 gols de diferença no saldo de gols: gaúchos tem 18, mineiros, só 4.
Os outros dois times na briga pela vaga são Palmeiras e São Paulo, todos com 62. O Cruzeiro tem 59.
Para o decisivo jogo com o Grêmio, no próximo domingo, o Flamengo deve contar com o retorno de Adriano. O Imperador ficou de fora do duelo diante do Corinthians por ter, segundo ele, queimado o pé esquerdo em uma lâmpada de jardim.
Diante da ausência do artilheiro da competição (19 gols, assim como Diego Tardelli, do Atlético-MG), o técnico Andrade escalou o jovem Bruno Mezenga, que teve atuação apagada, assim como Denis Marques, que o substituiu.