A polêmica situação imposta pela tabela do Brasileirão, que na última rodada deixou o Internacional, candidato ao título, dependendo do rival Grêmio para ser campeão, gera provocações e desafios desde o final da tarde de domingo. No meio dessa discussão estão o atacante Alecsandro, do Inter, e o meia Souza, do Grêmio, que deixou claro seu desejo de que o Colorado não ganhe a competição.
Em meio a muitas frases provocativas, Souza, que até deverá ser poupado da partida, disse que "eu não faria força para ajudar o Inter" na rodada final e até mandou um "parabéns" antecipado ao Flamengo. Alecsandro, do Inter, reagiu com veemência: "Desafio o Souza a repetir isso durante a semana. Ele devia estar com a cabeça quente e, mais tranquilo, não vai falar as bobagens que falou hoje".
Depois de comentar que havia pressentido essa situação, e que estava torcendo para que ela não se confirmasse, o revoltado Alecsandro emendou que "entregar um jogo não é digno de um homem, eu jamais entregaria, mas se tem profissionais com esse lado..."
O Inter está em 2º lugar na tabela do Brasileirão e para ficar com o título tem de vencer o Santo André na rodada final e, ao mesmo tempo, esperar que o Grêmio empate ou derrote o Flamengo. Mas o Tricolor já avisou, através de seu presidente, que deverão ser escalados reservas, e o dirigente ainda revelou que torce para que o Flamengo seja o campeão.