No domingo, Andrade pode conquistar seu sexto título de campeão nacional, sendo o primeiro como treinador. Para isso, basta o Flamengo derrotar o Grêmio no Maracanã, já que o Rubro-Negro lidera o Campeonato Brasileiro. No entanto, tal situação parecia improvável para o próprio treinador quando assumiu o time.
"Vou ser sincero com vocês. Quando virei o treinador da equipe, não pensava ser possível nem uma vaga na Libertadores", admitiu Andrade, em entrevista coletiva após o treinamento desta terça-feira à tarde, no Ninho do Urubu.
A estreia do treinador aconteceu no dia 26 de julho, na Vila Belmiro, no triunfo por 2 a 1 diante do Santos. Na ocasião, Andrade estava apenas interinamente, já que Cuca havia sido demitido e o Flamengo cogitava contratar um técnico de mais "peso".
Contudo, aos poucos o futebol demonstrado pela equipe foi agradando e, embora com alguns tropeços ao longo do Brasileiro, a diretoria bancou o comandante. Com as chegadas de Álvaro e Maldonado, a defesa se acertou e, na frente, Petkovic começou a reeditar o bom futebol, ganhando a titularidade do Rubro-Negro.
Desta forma, Andrade ao poucos foi mudando a opinião inicial e passou a acreditar em voos mais altos dentro da competição. "As coisas começaram a acontecer e, de repente, percebi que dava para emparelhar com o pelotão da frente", disse o treinador, que prosseguiu:
"Vi que estávamos no nível dos demais times tidos como favoritos. Fomos devagar, por fora e entramos no páreo. Primeiro nos firmamos no G-4 e, na penúltima rodada, conseguimos a liderança. Agora estamos a uma vitória do título".
O CAMPEÃO DE 1987
Nas estatísticas do UOL Esporte, Sport e Flamengo passam a ser considerados campeões de 1987.
Contudo, Andrade afirma que só viu a conquista sendo realmente possível há quatro rodadas, após a vitória por 3 a 1 diante do Atlético-MG, no Mineirão.
"O jogo contra o Atlético-MG para mim foi um marco. Poucos apostavam que poderíamos vencer, mas fomos lá, jogamos muito bem e conseguimos a vitória. Depois disso pensei que poderíamos chegar ao título", declarou o comandante rubro-negro.
Para conseguir a taça, o Flamengo, líder com 64 pontos, precisa vencer o Grêmio, às 17h, domingo, no Maracanã. Em caso de empate ou derrota, o Rubro-Negro pode ser ultrapassado por Internacional, Palmeiras e São Paulo, todos com 62 pontos.