Ao vencer o Avaí, por 2 a 1, na tarde deste domingo, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, o Cruzeiro não apenas completou seu quinto jogo seguido sem derrotas como visitante, como assumiu a condição de melhor campanha fora de casa entre os 20 participantes do Brasileirão.
VITÓRIAS | Cinco |
DERROTAS | Três |
EMPATES | Três |
TOTAL | 11 |
Com os três pontos somados diante do Avaí, o Cruzeiro conquistou 18 dos 33 pontos possíveis (11 jogos em que não teve o mando de campo), o que significa um aproveitamento de 54,54% (antes desse jogo era de 50%). Como o Fluminense, que ostentava o melhor retrospecto nessa condição foi derrotado pelo Atlético-GO, por 2 a 1, sábado à noite, no Serra Dourada, em Goiânia, o time celeste superou o tricolor carioca nesse aspecto.
O Fluminense exibe agora um rendimento de 51,51%, fruto de 17 pontos obtidos em 33 possíveis. O segundo lugar neste quesito é o Botafogo, que tem aproveitamento de 53,33%, mas que não atuou como visitante nesta 21ª rodada, já que recebeu o São Paulo, no Engenhão.
A equipe celeste venceu cinco jogos sem ter o mando, contra Internacional (2 a 1), Atlético-PR (2 a 0), Atlético-MG (1 a 0), Palmeiras (3 a 2) e agora o Avaí. Os empates foram diante de Guarani (2 a 2), São Paulo (2 a 2) e Vasco (1 a 1). As três derrotas aconteceram para Ceará (1 a 0), Atlético-GO (2 a 1) e Fluminense (1 a 0).
Essa derrota para o líder do Brasileiro, foi a última do time celeste longe de seus domínios. Desde então, foram três vitórias, contra Atlético-MG, Palmeiras e Avaí, e dois empates diante de Vasco e São Paulo.
Ao superar o tricolor carioca, que segue líder do Brasileiro, como melhor visitante da competição, o Cruzeiro conseguiu reduzir de sete para quatro pontos a diferença para o primeiro colocado, seguindo o objetivo traçado após ingressar no G4, na rodada anterior, quando venceu o Internacional, como mandante, no Parque do Sabiá, por 1 a 0.
O bom rendimento fora de casa é sustentado, principalmente, por atuações seguras da defesa. Dos 18 gols sofridos pelo Cruzeiro no Brasileirão, apenas seis aconteceram em partidas como visitante. O time celeste é, ao lado do Santos, quem menos teve sua defesa vazada enquanto atuou distante de sua torcida.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas